quinta-feira, 27 de junho de 2024

LEGISLATIVO CONCEDE TÍTULOS À PERSONALIDADES COM DESTAQUE EM CAUSAS AMBIENTAIS.

 

Em solenidade realizada no Plenário Plácido Nascimento na noite de quinta-feira (27) a Câmara de Vereadores de São João de Pirabas concedeu à personalidades que tiveram atuação destacada no município o título Honorífico de Cidadão Pirabense e de Honra ao Mérito. Os títulos foram requeridos pelos vereadores Artur Fernandes, Pedro Nascimento e Marcos Borges Damasceno, que reconheceram o trabalho dos homenageados em favor da causa ambiental.


O primeiro a receber o título de cidadão pirabense, a pedido do vereador Marcos Damasceno, foi o professor universitário e docente da UFPA, Antônio Sergio Nunes, sendo reconhecido por sua atuação nas áreas de incentivo a agricultura familiar e ecologia, desenvolvidas no distrito de Japerica. A pedido do vereador Artur Fernandes, a líder comunitária Sandra Regina Gonçalves, coordenadora estadual da CONFREM no estado do Pará, recebeu o título de cidadã pirabense pelos serviços prestados na defesa de áreas ambientais marítimas e efetiva participação na criação da Resex Viriandeua.




Também de autoria de Artur Fernandes, o ambientalista e ex secretário municipal Alan Amorim foi condecorado com os títulos de honra ao mérito e cidadão pirabense por sua atuação relevante na defesa de causas ambientais e participação decisiva na criação da Resex Marinha Viriandeua. Pela mesma motivação, a pedido do vereador Pedro Nascimento, o título de cidadã pirabense foi concedido a Monique Barreto Galvão, diretora executiva da ong RARE Brasil e à analista ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMbio) Iara Vasco.




A honraria é concedida pelo poder legislativo exclusivamente à pessoas físicas, naturais de outros municípios que residam ou tenham residido em São João de Pirabas e/ou que comprovadamente tenham prestado serviço de excepcional relevância para o município; as pessoas físicas naturais de outros municípios, que nunca residiram em São João de Pirabas, mas que tenham comprovadamente colaborado através de ações para o desenvolvimento local, passando a ser considerado um conterrâneo.


Várias lideranças comunitárias e politicas participaram do evento.

 

Antes da solenidade, a equipe do ICMBIO esteve reunida com lideranças de diversas entidades representativas de pescadores, marisqueiros e demais usuários em potencial da nova reserva extrativista marítima (Resex) para prestar informações sobre os instrumentos de gestão da unidade, e o passo-a-passo para efetivar na prática as unidades de conservação federal no litoral paraense: Viriandeua e Filhos do Mangue, após a criação dos territórios nos municípios de Pirabas e Salinas, Primavera e Quatipuru, respectivamente.  


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.