terça-feira, 22 de outubro de 2024

EM COLETIVA DE IMPRENSA PROGRAMAÇÃO DO CÍRIO É APRESENTADA A COMUNIDADE.

 

A Paróquia de São João Batista apresentou na noite de segunda-feira (21) a programação oficial do Círio de Nazaré. A coletiva de imprensa teve como objetivo aproveitar o potencial dos meios de comunicação de massa tradicionais como a tv, o rádio e o jornal impresso e inserir na divulgação da quadra nazarena os produtores de conteúdos nas redes sociais.


O evento realizado no centro paroquial reuniu o staf de integrantes da imprensa de Pirabas, Primavera, Capanema e Salinópolis, municípios que pela proximidade participam ativamente da programação religiosa que acontecerá no período de 27 de outubro a 03 de novembro. Quem participou da coletiva teve a oportunidade de conhecer fragmentos da história do Círio em Pirabas, originário de uma revolta de pescadores contra o presidente da Colônia, em 1942.

Durante a coletiva foi lançada a música do Círio de Nazaré em Pirabas, composta e interpretada pelo cantor paraense Nilson Chaves. A proposta segundo o padre Rosileno Garcia é que todos os anos a festividade possa contar com uma composição musical alusiva ao Círio com as peculiaridades locais.

Na apresentação da programação os componentes da mesa detalharam para a imprensa como as equipes atuarão durante a festividade. João Silva, coordenador da guarda de Nazaré falou sobre o percurso das romarias terrestre, fluvial, a trasladação e da procissão do Círio, com os seus devidos momentos para homenagens; Raimundo Moreira, representando a organização da Corrida do Círio também detalhou o percurso que os atletas vão enfrentar na manhã no dia 03 de novembro, a premiação e o crescimento em números de participantes da corrida que esse ano está na sua 5ª edição; O padre Rosileno Garcia anunciou as atrações musicais com destaque para nomes da música local como Alan Lima, Grupo de carimbó “Mãe Maria” entre outras atrações regionais com destaque para a participação do Cantor Nilson Chaves; entre as inovações desse ano, Andreia Silveira anunciou a realização do primeiro Círio Cultural, um espaço para a exposição do trabalho de artistas locais que expressam sua arte através da pintura, poesia, fotografia entre outros.




Na coletiva de imprensa radialistas, repórteres e produtores de conteúdos levantaram alguns questionamentos, entre eles sobre o uso da corda, a participação dos romeiros-promesseiros da corda e o uso de fogos com estampidos durante a festividade. Em resposta ao primeiro questionamento o padre Rosileno confirmou que a corda é a mesma usada no ano passado, uma vez que a confecção do material tem um valor elevado, porém garantiu que a estrutura do objeto está em perfeita condições; Sobre os romeiros-promesseiros o pároco solicitou que os tais procurem o credenciamento na secretaria da paróquia como forma de identifica-los durante a procissão e registrar o motivo do pagamento da promessa na corda, criando um acervo de narrativas. Segundo o padre Rosileno Garcia os promesseiros terão seu espaço delimitado pela corda logo atrás da berlinda. No que tange ao uso de fogos com estampidos, Garcia se mostrou terminantemente contra o uso do artificio, citando a existência da lei que o proíbe e reafirmando o respeito e o compromisso da igreja no cuidado com crianças, idosos, portadores do TEA, animais e todos aqueles que tem a qualidade de vida comprometida por conta de tal prática.

Essa é a primeira vez que a paróquia convoca uma coletiva de imprensa para apresentar a programação do Círio. Para o padre Rosileno Garcia “essa é a oportunidade de conhecer aqueles atuam na imprensa local, cada um com a sua forma de fazer comunicação”, enfatizou o pároco.

Participaram da coletiva: a anfitriã Pascom Pirabas, Abraão Tv Pirabas, Conexão Notícias, Tv e Rádio Sol FM, Blog do Paulinho Pinheiro, A Crítica Japerica, Site Dia e Noite por Aí, Tv Informa Cristo e os radialistas Ary Santos e Realengo.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

MP INVSTIGA FRAUDES NO CHEQUE MORADIA

DENÚNCIAS PODEM ALTERAR RESULTADO DE ELEIÇÃO EM PIRABAS.

ELEITOS CORREM RISCO DE NÃO ASSUMIR MANDATO.

O município de São João de Pirabas poderá vivenciar mais um fato inusitado envolvendo o seu parlamento. Desta vez, dois dos candidatos que venceram as eleições, correm o risco de não serem diplomados pela justiça eleitoral.

Toda essa instabilidade que volta a assombrar o cenário político pirabense no pós eleição se dá devido a denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral através de uma ação de investigação judicial eleitoral - AIJE à 64ª Zona Eleitoral de Salinópolis, que versa entre outras situações sobre o suposto abuso do poder econômico praticado em favor das candidaturas de Adriana Costa da Fonseca e Adson Antônio Teixeira Reis (MDB) pelo uso do programa habitacional “Sua Casa” e a inelegibilidade dos envolvidos, além da investigação de Amarildo de Jesus Ferreira Pereira, secretário municipal da cidade, responsável pela gestão do programa no município.  

Na ação a promotora eleitoral Maria Cláudia Vitorino Gadelha pauta o mal uso do programa Sua Casa, o antigo “Cheque Moradia”, coordenado pelo governo do estado através da COHAB, que segundo os denunciantes serviu como “moeda de troca” para a prospecção de votos, desprovidos de critérios técnicos, em flagrante desacordo com os objetivos para qual o programa fora instituído. A promotora cita em suas alegações que tanto Adriana, quanto Adson Reis realizaram eventos de lançamento de campanhas com os beneficiários do programa, “fazendo com que os eleitores acreditassem que sua participação nas reuniões assegurassem o recebimento do referido benefício” – diz na ação.

Irregularidades

Ainda segundo a AIJE, nas oitivas realizadas o MP apurou várias irregularidades na distribuição do benefício, como pessoas que não se enquadravam nos critérios de renda, no entanto foram contempladas com o “cheque moradia”;  a demora (4 meses) por parte da empresa Moura Materiais de Construção na entrega do material e o preço dos itens muito acima do valor praticado no mercado regional, o que configura superfaturamento, reduzindo acentuadamente a quantidade do material para a reforma ou construção da unidade habitacional, o que foi considerado como um “desperdício de dinheiro público.”

Em uma das oitivas, uma das testemunhas relatou à promotoria que na ocasião em que acompanhava sua cunhada (beneficiária do programa) na aquisição dos materiais, se viu obrigada a intervir junto a empresa ao observar os valores dos itens muito acima da média, ameaçando recorrer aos órgão competentes para denunciar o superfaturamento, obrigando então a empresa alterar a nota fiscal dos materiais para os valores praticados no mercado. Outra beneficiária que não quis se identificar confirmou a mesma situação a esta reportagem.

Toda essa situação em prol da candidatura dos representados com a participação do secretário municipal Amarildo Pereira, diz a promotoria, “extrapolou os poderes regulares de gestão legítima da coisa pública, revestindo-se de patente ilegalidade, na medida em que afeta a liberdade de voto e compromete o equilíbrio da disputa eleitoral em igualdade de oportunidade”.

Cassação e Inelegibilidade 

Diante dos fatos a promotoria solicitou ao MPE da 64ª Zona Eleitoral de Salinópolis o deferimento da tutela inibitória, liminarmente, com a determinação da suspensão do Programa Sua Casa para que não sejam pagos os benefícios que já estão em curso e a inclusão de novos cadastros e deferimentos até o 31/12/24, o que foi negado pelo titular Antonio Moita Koury; a notificação dos investigados para apresentação de defesa; a colaboração da COHAB, SEFA e SEMUC nas investigações e a cassação dos diplomas de ADRIANA COSTA DA FONSECA, ADSON ANTONIO TEIXEIRA REIS e a investigação da participação de AMARILDO DE JESUS FERREIRA PEREIRA (esposo de Adriana), bem como a sanção de inelegibilidade a todos os investigados, nos exatos termos do dispositivo legal referido, bem como das multas constantes no § 4º do 73, ambos da Lei 9.504/97.

Adriana Costa e Adson Reis estão entre os mais votados nessa eleição (1º e 3º respectivamente) eleitos pelo MDB.




Outdoors espalhados no município exibem votação expressiva

Resposta

Bem ativos nas redes sociais os candidatos investigados manifestaram-se sobre a denúncia:

De São Paulo, onde realiza tratamento de saúde, Adriana Costa disse estar confiante na justiça. Enquanto Adson Reis divulgou nota:



Como diz o ditado popular, “cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça”. Dizer que não dá em nada, é ignorar os últimos acontecimentos nos tribunais eleitorais, como o recente caso de fraudes na cota de gênero, que cassou centenas de vereadores em todo o Brasil eleitos em 2020, inclusive cinco edis do parlamento pirabense.

Tudo pode acontecer, inclusive nada. Enquanto isso, as investigações avançam...

  

 


segunda-feira, 7 de outubro de 2024

REELEIÇÃO. KAMILY ARAÚJO CONFIRMA FAVORITISMO E VENCE ELEIÇÃO EM PIRABAS.

Kamily Araújo (MDB) confirmou o favoritismo e venceu as eleições do último domingo (06) com vantagem significativa sobre seu principal adversário, o ex prefeito Tonhão (PDT).

A emedebista conquistou 60,77% dos votos válidos contra 34,85% do pedetista, enquanto Sidi (solidariedade) obteve o percentual de 4,38%.

Confira o resultado:

 


Para o legislativo municipal o MDB fez a maior bancada, com quatro vereadores; PT, PODEMOS e REPUBLICANOS dois cada; enquanto que o PSB fez um vereador.

Essa é a segunda maior renovação na história da câmara (2/3 dos assentos), perdendo apenas para a 2ª legislatura cujo a renovação foi de 100%.

Retornam à casa Elielson Guimarães (MDB), Denis do SAMU (PODEMOS) e Robson da Pá Mecânica (REPUBLICANOS) após ter sido cassado por conta do processo da cota de gênero.

Não retornam para a próxima legislatura os vereadores Augusto Abud, Marcos dos Correios, Celso Mercês (PSB) e Isaac Taxista (MDB); assim como os edis que perderam o mandato no processo da cota de gênero, Dr. Brito e Daga (ambos do PT), Pelado Pirabas (REPUBLICANOS) e Francy da Arena que não concorreu a eleição desse ano.

Artur Fernandes e Pretinho (PP), Nita do Conjunto (REPUBLICANOS), Lú do Ney (UB) e Vando Holanda (PSB) todos esses eleitos após recalculo do TRE-PA no processo da cota de gênero não conseguiram reeleição. Desses apenas Vando Holanda não concorreu ao pleito.

Adriana Costa, Adson Reis e Júnior Araújo (MDB), Géssica Martins e Galego Barroso (PT), Tânia Oliveira (PODEMOS), Rildo (PSB) e Peixe Japerica (REPUBLICANOS) são os debutantes ao plenário Plácido Nascimento para a 10ª legislatura.

 

Confira a votação dos eleitos:

Adriana Costa

MDB

1271

Júnior Araújo

MDB

702

Adson Reis

MDB

654

Elielson Guimarães

MDB

607

Géssica Martins

PT

562

Galego Barroso

PT

534

Tânia Oliveira

PODEMOS

445

Denis do SAMU

PODEMOS

438

Rildo Pirabas

PSB

428

Robson da pá mecânica

REPUBLICANOS

355

Peixe Japerica

REPUBLICANOS

334

 

Confira também os números gerais da eleição em São João de Pirabas

  


A eleição transcorreu dentro da normalidade, sem grandes aglomerações nas ruas e sem filas nas secções. Militares das forças armadas, Policia Militar, Civil e Guarda Municipal monitoravam as vias de acesso aos locais de votação.