terça-feira, 24 de setembro de 2019

Ministério Público reúne com CMDCA e Candidatos ao Conselho Tutelar


Na tarde de terça-feira, 23, o promotor de justiça Bruno Saravalli esteve reunido com a comissão eleitoral, conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente - CMDCA, colegiado responsável pela organização do processo de escolha unificado para o conselho Tutelar e como os oito candidatos que concorrem às cinco vagas para o mandato 2020/24.

O representante do ministério público pediu informações de todos os procedimentos realizados e como o CMDCA está organizando toda a logística para o pleito, a ser realizada no próximo dia 6 de outubro. Em resposta, a comissão eleitoral relatou as ações já realizadas e aquelas que antecedem a eleição, como o treinamento das pessoas que irão atuar nas seções eleitorais e a estratégia para apuração dos votos, que acontecerá na câmara municipal de vereadores.


Com relação à ampla divulgação do processo, o promotor foi informado que a comissão tem articulado apresentações em igrejas, projetos sociais e escolas no intuito de apresentar os candidatos à comunidade pirabense. Bruno Saravalli fez algumas recomendações de praxe à comissão e aos candidatos, e se disse satisfeito com o trabalho da comissão.

Participaram da reunião os candidatos Manoele Rocha, Rosangela Damasceno, Wellington Marcelo, Leonardo Melo, Keila Costa, Milena Dias e Maria Fonseca. Representando a comissão e o CMDCA estiveram a secretária municipal de trabalho e promoção social, Andreza Colares, o presidente do CMDCA Jair Fonseca, a presidente da comissão eleitoral, Tamara de Cáritas, Tatiane Martins e Paulo Pinheiro.

Candidatos e CMDCA com o gestor municipal após apresentação 

Apresentação: Na noite de quarta-feira (25) os candidatos se apresentaram para o público do projeto “vida em movimento” na sede do Bacuri, com a presença do prefeito Tonhão, da secretária de trabalho e promoção social Andreza Colares, da presidente da comissão eleitoral Tamara de Cáritas e do presidente do CMDCA Jair Fonseca.

Fonte: CMDCA

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Escola Ozeci Barros de Queiroz ganha mudas de ipês em trote ecológico

Turma do curso de História


Calouros dos cursos de administração e história da UFPA aprovados no último processo seletivo da FADESP através do programa Forma Pará, participaram na manhã de segunda-feira (23) do trote ecológico realizado na escola Ozecí Barros de Queiroz, no bairro da Piracema.

Alunos da escola participaram do plantio e adotaram as mudas de ipê 


A ação que contou com a maioria dos discentes do campi teve como tarefa o plantio de 21 mudas da espécie ipê na área da escola, acompanhados por crianças do ensino fundamental menor que adotaram as futuras árvores. A diretora da escola, professora Zenilde Guimarães, agradeceu a escolha dos acadêmicos por presentear a escola com as mudas de ipê, e desejou sucesso a todos.

acadêmicos do curso de administração no trote ecológico

Também estiveram presentes a secretária municipal de educação Andreia Ribeiro, a coordenadora Dorian Laroca e o professor universitário João Lima.

Fonte: SEMED

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Conselheiros de Pirabas participam do I ENCAE.


Conselheiros de todas as regiões de integração do Pará estiveram presentes no I Encontro de Conselheiros de Alimentação Escolar, ENCAE - realizado nos dias 17 e 18 de setembro, em Belém, evento promovido pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar- CECANE, ligado a faculdade de Nutrição da UFPA.

O evento, além de promover a formação dos conselheiros quanto as suas atribuições na fiscalização dos recursos públicos, no controle social e assessoramento à gestão municipal, foi também uma grande oportunidade para a troca de experiências entre os atores sociais em suas diferentes realidades. Pautas como a prestação de contas, agricultura familiar e tecnologias que auxiliam a sociedade exercer o controle social foram debatidas nas plenárias, onde também foram compartilhadas experiências exitosas de conselhos que interviram em suas realidades e promoveram mudanças significativas, não só na qualidade do que vai ao prato das crianças, como na própria estrutura e no reconhecimento das prerrogativas do colegiado junto às prefeituras.


O CAE de Pirabas foi representado pelo presidente do colegiado, Paulo Pinheiro e as conselheiras Berenice Santana e Gessione Neres.


domingo, 15 de setembro de 2019

Evangélicos conhecem propostas de candidatos ao Conselho Tutelar.


O CMDCA iniciou na noite de quarta-feira (11) a apresentação dos candidatos ao Conselho Tutelar que serão escolhidos no processo unificado, a ser realizado no próximo dia 6 de outubro.
Candidatos apresentam-se à comunidade evangélica.
Foto: Beto Milcry 

A apresentação dos candidatos ocorreu inicialmente nas igrejas evangélicas após acordo firmado com as lideranças dessas comunidades. A primeira apresentação ocorreu na igreja Assembleia de Deus, ministério de Anápolis, no bairro da Piracema onde os candidatos Manoele Rocha, Wellington Marcelo e Maria Fonseca expuseram suas propostas em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Ao final, o pastor João Ferreira fez uma oração pelos candidatos.

Na noite seguinte, (quinta-feira, 12) mais dois candidatos, Rosangela Damasceno e Leonardo Melo se juntaram aos demais para expor suas propostas, desta vez para os fiéis da Assembleia de Deus, congregação “Monte Sinai”, que na ocasião comemorava o encontro unificado dos departamentos da denominação, que é dirigida pelo presbítero Jessé Machado e liderada pelo pastor Lázaro Castelo.

Paulo Pinheiro, membro da comissão especial eleitoral, acompanhou os candidatos em suas apresentações, ressaltando a importância da política de proteção às crianças e adolescentes e informando aos fiéis os locais de votação.  

A última apresentação nesta primeira rodada aconteceu no domingo (15) na Assembleia de Deus, “Igreja Mãe”, com a presença dos candidatos Manoele Rocha, Maria Fonseca, Leonardo Melo e Wellington Marcelo.

SERVIÇO:

Entidades associativas, sindicais, escolas, igrejas e órgãos de imprensa que desejarem promover debates ou entrevistas, devem entrar em contato com a comissão eleitoral do processo unificado de escolha do conselho tutelar via ofício, estendendo o convite à participação de todos os candidatos, apresentar roteiro de perguntas com no mínimo 24 horas de antecedência.

Contatos: 98763-6955 ou se dirigir a Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social – SEMTEPS, no prédio da Prefeitura Municipal.

sábado, 7 de setembro de 2019

Público Pirabense prestigia desfile cívico alusivo à Independência do Brasil.


O público pirabense em grande número foi à praça da Bandeira, na noite da última sexta-feira,06, prestigiar o desfile cívico alusivo à independência do Brasil, que este ano comemora 197 anos em que D. Pedro I ecoou o brado do Ipiranga: “Independência ou Morte!”, cena registrada na pintura à óleo sobre tela de Pedro Américo.



Com o tema norteador “A escola proclamando a Independência do Brasil, em teu seio, oh! Liberdade” as escolas municipais apresentaram suas temáticas, retratando o contexto histórico do descobrimento do Brasil, a colonização dos indígenas e os primeiros passos na educação brasileira dados pelas ordens religiosas, especialmente os jesuítas. Os assuntos contemporâneos também foram pautas no desfile, como o avanço dos desmatamentos na Amazônia, a violação de direitos e a crítica à condução das políticas direcionadas a educação, em especial aos cortes no financiamento da pesquisa cientifica no país.

Escola aborda questão indígena no Brasil

Sempre aguardados com grande expectativa pelo público, os projetos sociais apresentaram-se no desfile expondo suas ações de inclusão social junto à comunidade. Corpo de Bombeiros, Homens de Preto, escolas de futebol Fenômenos e Ajax e o Grupo Tático Operacional da Polícia Militar fecharam o desfile sob o acompanhamento da Banda Municipal de Música – BAMUP, e das bandas marciais das escolas Walquíria Prado Mendes e Guajarina Menezes Silva e a Fanfarra da Associação de Moradores de Aimorés - AMA.


A baixa no desfile deste ano mais uma vez foi a ausência da escola Francisco da Silva Nunes, que por mais um ano consecutivo não levou seus alunos ao ato cívico mais importante do país.

Foto: Beto Milcry



sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Caminhada e ações de prevenção marcam a campanha “Setembro Amarelo” em Pirabas


A depressão, apontada pela OMS como a principal causa de morte entre jovens na faixa etária dos 15 aos 29 anos de idade, tem recebido atenção dos especialistas em saúde, e uma série de ações vem sendo desenvolvidas para alertar a sociedade quanto aos riscos e de como ajudar as pessoas que se encontram nessa situação.
Estudantes discutem temática durante palestra

Para prevenir o suicídio, como o ocorrido na ultima segunda-feira, 02, onde uma jovem atirou-se de cima de um prédio no centro de Belém, com casos já registrados também em Pirabas em anos passados, os técnicos do NASF e CREAS realizaram palestras com alunos da escola Francisco Nunes nos dias 03 e 04, alertando para os comportamentos, os sinais da depressão e onde os jovens podem buscar ajuda na rede de serviços públicos do município.

Em conversa com a reportagem, a assistente social Ediana Pimentel contou que nas ações desenvolvidas pelos técnicos realizadas nos três turnos, os alunos participaram de dinâmicas e debates sobre os fatores desencadeadores de doenças como a depressão que podem levar ao suicídio. E para aguçar ainda mais a reflexão dos estudantes uma série intitulada os “13 porquês” foi debatida em grupo, onde foram abordadas questões como o bullying, a importância do saber ouvir e do falar e o respeito às diferenças.
     

A Ação de prevenção ao suicídio alusiva a campanha “Setembro Amarelo” foi finalizada com uma caminhada pelas ruas da cidade na noite de quinta-feira,05.

domingo, 1 de setembro de 2019

Instituto Remar estreia parceria com SENAR.


Em parceria com o SENAR núcleo bragantino, dezoito pessoas de diferentes faixas etárias participaram do curso de empreendedorismo realizado no período de 26 a 30 de agosto, ocorrido na sede do Instituto Remar.

Alunos em apresentação de trabalho

Ministrado pelo monitor Júnior, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os tipos de empreendimentos rurais visando a sustentabilidade do negócio, aliada às novas ferramentas de gestão. “O campo é responsável pela produção do alimento que vai para a nossa mesa; por mais que se trate de um pequeno empreendimento familiar, esse produtor precisa de conhecimento, aí a capacitação pode abrir perspectivas para as pessoas que participam dos cursos que realizamos” – ressalta a coordenadora de projetos do Instituto Remar, professora Carmem Ceres.


Para o mês de outubro, a parceria já está discutindo a realização de mais um curso. Provavelmente, o SENAR oferte o curso de educação ambiental, adianta a coordenadora do Instituto Remar.

Serviços:
As inscrições já estão abertas. Interessados entrar em contato pelo 9 8530-5199     

sábado, 31 de agosto de 2019

CADÚNICO. Famílias devem atualizar dados cadastrais.


 A Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social – SEMTEPS, através da equipe do Cadastro Único, iniciará a partir do próximo dia 09 de setembro os trabalhos de atualização e averiguação cadastral das famílias. Segundo o coordenador do programa Yanderson Souza, o público alvo são as famílias que completaram dois anos ou mais sem atualizar seus dados no CADúnico.

Para atualizar o cadastro o responsável da família deve comparecer ao local de atendimento portando os documentos de todos os residentes do domicílio: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento, Declaração Escolar (crianças maiores de 6 anos) Comprovante de Residência do mês atual e Cartão do Bolsa Família.

No período de 09 a 23 de setembro, a equipe do CADúnico fará atendimento aos bairros da cidade, no salão da festividade da igreja de São Pedro, sempre no horários das 14 as 18h00. Na zona rural o atendimento será a partir do dia 24 de setembro a 07 de outubro, nas escolas municipais, também no horário das 14 as 18h00.

Confira o calendário de atendimento.

BAIRROS
DATA
HORÁRIO
Cidade Velha
09/09
14h00 as 18h00
Brasília
10/09
14h00 as 18h00
Bacurí
11/09
14h00 as 18h00
Independência
12/09
14h00 as 18h00
Alto da Colina
13/09
14h00 as 18h00
Alegre
16/09
14h00 as 18h00
Olaria
17/09
14h00 as 18h00
Lagoa
18/09
14h00 as 18h00
União
19/09
14h00 as 18h00
Piracema
20 e 23/09
14h00 as 18h00

LOCALIDADES
DATA
HORÁRIO
Proévia
24/09
14h00 as 18h00
Laranjal
24/09
14h00 as 18h00
Parada Miriti
25/09
14h00 as 18h00
Timbiras (km 42)
25/09
14h00 as 18h00
Patauá
26/09
14h00 as 18h00
Murumuru
26/09
14h00 as 18h00
Japerica
27/09
14h00 as 18h00
Campo do Sal
30/09
14h00 as 18h00
Pariquis
30/09
14h00 as 18h00
Santa Luzia
01/10
14h00 as 18h00
Km 40
01/10
14h00 as 18h00
Jararaca
02/10
14h00 as 18h00
Bom Intento
02/10
14h00 as 18h00
Aimorés
03/10
14h00 as 18h00
Boa Esperança
03/10
14h00 as 18h00
Nazaré
04/10
14h00 as 18h00
Caraxió
04/10
14h00 as 18h00
Aru
07/10
14h00 as 18h00

Fonte: CadÚnico/SEMTEPS

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Definido os candidatos a eleição do Conselho Tutelar


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA publicou na manhã desta quarta-feira o edital com a lista definitiva dos candidatos habilitados à terceira fase do Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar.
Estão habilitados:

N° DA INSCRIÇÃO
NOME DO CANDIDATO
RESULTADO
FINAL
001
Manoele do Socorro Conceição da Rocha
Habilitada
003
Rosangela Damasceno Costa
Habilitada
008
Leonardo de Melo Guimarães
Habilitado
012
Maria Silvani Lima Gadelha de Souza
Habilitada
014
Maria Cleunice Costa da Fonseca
Habilitada
019
Keila de Cássia Monteiro da Costa
Habilitada
020
Wellington Marcelo dos Santos Pereira
Habilitado
021
Milena Dias da Fonseca
Habilitada

Em reunião com os oito candidatos habilitados foi  definido o período em que será realizada a campanha eleitoral dos pretendentes às cinco vagas do colegiado para o mandato de 2020/2024, sendo do dia 02 de setembro a 04 de outubro. A eleição será realizada no dia 06 de outubro, das 8h00 às 17h00. 

O edital nº 19/2019 CEE CMDCA está disponível no mural de avisos e no site da prefeitura.