segunda-feira, 25 de maio de 2026

Trânsito. Acidentes com seis vítimas na ladeira do Regi.

 

A sequência de acidentes de trânsito vem preocupando a população da sede do município de São João de Pirabas. Nas últimas semanas, pelo menos três ocorrências ligaram o sinal de alerta e começam a exigir das autoridades a adoção de medidas de prevenção aos acidentes e a promoção da segurança viária.

O acidente

De acordo com os socorristas Adalto e Mário, por volta das 21h30 de domingo a equipe do SAMU foi acionada para atender a uma ocorrência de sinistro de trânsito na PA 440, local conhecido como “ladeira do Regi”, onde duas motocicletas colidiram frontalmente resultando em quatro vítimas. Segundo informações de populares colhidas no local pelo menos um dos condutores da moto, apresentava sinais de embriaguez, sofrendo cortes profundo no joelho e na cabeça, identificado como “coquinho” que estava no balneário do laranjal momento antes ao evento. As duas vítimas que o acompanhavam também sofreram fraturas e hematomas. O outro condutor foi encaminhado para o hospital regional dos caetés com traumatismo craniano.


Ainda segundo informações dos profissionais do SAMU que estavam no plantão, no momento em que as vítimas aguardavam pelo atendimento médico, com vários curiosos transitando no local, um novo acidente foi registrado, resultando em duas novas vítimas, que também foram socorridas pelo serviço atendimento móvel de urgência.


O local

A ladeira do Regi, é um local com histórico de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Preocupação

Nas redes sociais o assunto ganha notoriedade, com os cidadãos aproveitando para denunciar os mais diversos casos de irregularidades no trânsito, como a condução de motos por menores de idade, excesso de velocidade, ruídos por escapamento irregular, falta de sinalização em algumas vias, bem como a falta de fiscalização em situações de circulação e estacionamento. 

 

sexta-feira, 22 de maio de 2026

TRÂNSITO. Os acidentes em cruzamentos continuam

 

Nos centros urbanos e nas áreas rurais os cruzamentos apresentam-se como os locais de maior incidência para acidentes de trânsito. A imprudência dos condutores e também as más condições das vias aumentam ainda mais os riscos, porém, a grande maioria dos sinistros ocorrem por falhas humanas, sendo a desatenção, uma das principais causas.


Imagens de uma câmera de segurança na esquina na rua Pratiqueira com a avenida Pescada Amarela flagrou colisão envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta, no início da tarde desta sexta-feira (22). Nas imagens o automóvel surge na rua Pratiqueira em direção à avenida duplicada, enquanto um homem trafegava em uma motocicleta pela avenida Pescada Amarela, (em frente ao residencial PAC 2). Os condutores parecem não reduzir a velocidade dos seus veículos ao se aproximarem do cruzamento, o que tornou a colisão inevitável.

Apesar da cena forte com o carro passando por cima de parte da motocicleta e o impacto da colisão com a lateral do carro ter lançado o piloto ao leito da pista, não houve maiores danos à integridade física da vítima, que conseguiu se levantar sem precisar de auxílio. Segundo fontes, o piloto da moto, que não usava capacete, foi socorrido pelo condutor do carro e levado ao hospital municipal para atendimento médico. A identidade dos envolvidos no acidente não foi revelada.

Maio Amarelo

No trânsito a lei do ver e ser visto continua valendo, bem como a aplicação da máxima de que o maior protege o menor. Mas infelizmente os índices mostram que o nosso comportamento nas vias não tem sido compatível com a necessidade de um trânsito seguro. A imprudência, a negligência, a imperícia e estas combinadas a outros fatores continuam a produzir vítimas em nossas vias, seja nos grandes centros, seja na mais pacata cidade do sertão brasileiro.  

Esse mês a campanha Maio Amarelo aborda a temática voltada justamente para a percepção do outro na via. “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A imagem mostra porque esse detalhe é tão importante.

 

 

 


segunda-feira, 18 de maio de 2026

Placas da Resex Viriandeua são arrancadas da orla

 No último dia (18) a orla de Pirabas amanheceu sem a placas que haviam sido fixadas em vários pontos do logradouro para indicar os limites do território da reserva extrativista marinha (RESEX) Viriandeua, criada através do decreto nº 11.958, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 21 de Março de 2024.


A presidente da associação dos usuários da RESEX, Rosa Albuquerque usou as redes sociais para denunciar o vandalismo cometido, e diz não saber a verdadeira motivação para a retirada das placas que traziam em tela as informações sobre a unidade de conservação, com destaque para a gestão do ICMbio, autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente.

Segundo Rosa Albuquerque, a situação do desaparecimento das placas foi comunicado ao órgão gestor para os procedimentos cabíveis.

 


terça-feira, 12 de maio de 2026

TRÂNSITO. Colisão envolvendo moto e bicicleta deixa menor e idoso feridos

 

Colisão envolvendo moto e bicicleta foi registrada no final da tarde desta terça (12) no cruzamento da rua Raimundo Moreira e travessa Presidente Médice, no bairro do Alegre.


Segundo informações de populares um menor de idade que conduzia uma moto colidiu frontalmente com a bicicleta de um idoso que transitava em sentido contrário. Informações preliminares colhidas no local afirmam que o menor de 11 anos trafegava no sentido ao posto de saúde do Alegre quando os dois veículos se chocaram, causando grande avaria na bicicleta e arremessando os dois ocupantes no leito da pista.


A unidade móvel do SAMU 192 foi acionada para atender a ocorrência e prestar atendimento às vítimas, que tiveram cortes contusos na região frontal da cabeça. Ao dar entrada no hospital de pequeno porte o menor teve dois episódios de vômito, enquanto o idoso apresentava um quadro de confusão mental.

Até o fechamento da matéria, as vítimas estavam em observação.

(Texto em atualização)

 

 

sábado, 9 de maio de 2026

Pirabas 38 anos. História e Memória

 

Por Leonardo Pantoja da Silva

 

10 de Maio de 1988 às 17 horas, o Governador do Estado do Pará acabava de sancionar a Lei que criou o Município de São João de Pirabas, desmembrado de Primavera. Essa notícia saiu das ondas do rádio, levando ao êxtase a população que ansiosa colou os ouvidos nos boletins radiofônicos daquele dia histórico.

 

Comitiva pirabense no Palácio do Governo: Pedro Lima, Edmilton Santos (Amor), Mário Moreira, Lauro Lima, Afonso Camoeiras, Raimundo Barroso, Epifânio Tanus Casseb, Chico Brito, José Tralhota, Adson Coutinho e Pedro Ivo.

A festa tomou conta da Vila. Porém, o processo foi árduo. Primeiro foi realizado abaixo assinados entre os moradores da Vila e do município de Primavera. Com o número exigido de assinaturas favoráveis, foi realizado um Plebiscito entre os moradores da Vila e a maioria votou SIM, pela Emancipação. O resultado do Plebiscito foi entregue ao deputado estadual Haroldo Bezerra, no Centro Comunitário, e assim o projeto foi transformado em Lei e aprovado por maioria absoluta dos deputados estaduais e levada à aprovação do Governador do Estado Hélio da Mota Gueiros, que sancionou a Lei, elevando o distrito de São João de Pirabas entre os mais novos municípios do Estado do Pará.

 

Sessão solene de instalação da 1ª legislatura (1989-1992) e posse do executivo. Ao centro, Edmilton Santos (Amor) eleito presidente da Câmara de Vereadores. À esq. o prefeito Raimundo Barroso, à direita o vice-prefeito Mário Moreira

Em todo o desenrolar do processo é importante destacar a ação incansável das professoras do município, sob a liderança da professora Ozeci Barros de Queirós, que durante vários dias visitaram as Vilas levando a boa nova e quebrando a resistência daqueles que resistiram à ideia. Todas as reuniões sobre o tema tiveram como espaço o Centro Comunitário Abel Nunes de Figueiredo, presididas pelo professor Afonso Camoeiras Pereira, um mártir das lutas do processo Emancipação. As autoridades políticas que visitavam a Vila eram recepcionadas pelo casal de professores, Ozeci e Afonso Camoeiras, que no término eram recebidos no histórico restaurante “O Casarão”, na Praça das Bandeiras, administrado pelo casal.

 

Eleitos assinam ata de posse perante juiz eleitoral 

Muito bem! Passados os eufóricos festejos, se iniciam as campanhas para eleger o primeiro Prefeito e a primeira composição da Câmara de Vereadores. A campanha foi intensa e ao final foram eleitos o comerciantes Raimundo Barroso Cordeiro para prefeito e o cartorário Mário Rosa Moreira, para vice-prefeito. Para compor a Câmara foram eleitos:

 

OZECI BARROS DE QUEIROZ,

RAIMUNDO ALVES DE SOUZA (PAMONHA),

ANTONIO DAMASCENO COSTA (BIRRA),

ANTONIO NOGUEIRA DE SOUZA (TONICO),

EDMILTON SANTOS E SILVA (AMOR),

FRANCISCO LEITE DE BRITO (CHICO BRITO),

JOÃO PEREIRA DA SILVA (JOÃO SERROTE),

WALDEMAR CLEMENTINO DA SILVA (DOQUINHA)

NELSOM SOARES SANTA BRIGIDA (NELSÃO).

 

Os eleitos foram empossados no dia 1º de Janeiro de 1989, quando foi instalado, de fato o MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS. As posses ocorreram em uma residência cedida pelo Sr. Antônio Paraíba, na Travessa Álvaro Freitas e as comemorações no Centro Comunitário Abel Figueiredo, para em seguida ser instalada a Sede do Poder Executivo, em prédio na Praça das Bandeiras, cedida pelo Casal Dico Costa e Ozeci Santa Brígida. Foram nesses prédios, que por mais de um ano funcionaram as Sedes dos Poderes Executivo e Legislativo pirabense.

 

É necessário ficar atento a essas datas:

 

21 de abril de 1988 – Plebiscito

10 de maio de 1988 foi a data da Emancipação de Pirabas através da Lei nº 5453

15 de Novembro de 1988 – Eleições Municipais

1º de janeiro de 1989 foi a data de Fundação do município de Pirabas.

 

Parabéns Pirabas pelo seus 38 anos de Emancipação Política e Administrativa.

 

Leonardo Pantoja da Silva – É historiador, professor aposentado (SEDUC) e ex vereador (1997-2000)