quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pirabas vai celebrar o 73º Círio de Nazaré.




Novo manto foi apresentado aos fiéis
Fiéis lotaram a igreja matriz, na noite de quarta-feira (21) para prestigiar a missa de apresentação do manto de nossa senhora de Nazaré para o Círio deste ano, a ser celebrado no próximo domingo (25).

Há alguns dias em peregrinação pelos bairros da cidade, a imagem da virgem de Nazaré recebeu o novo manto que a cobrirá durante a trasladação na noite de sábado, e na procissão do círio, na manhã de domingo. Mas antes desses dois momentos, a imagem peregrina será levada em romaria rodoviária até a vila de Boa Esperança, com saída prevista para as 16h00 nesta quinta-feira (22), de frente a igreja Matriz, num percurso de 35 km.

No sábado (24) pela manhã, será a vez da romaria fluvial saindo do porto da comunidade pesqueira do Ilário, marcando assim o regresso da imagem à sede do município. Durante o percurso várias embarcações bem ornamentadas acompanharão e prestarão suas homenagens à rainha da Amazônia nas águas da baia de Pirabas até o trapiche do Beiradão, orla leste da cidade, onde será recebida por autoridades políticas, eclesiásticas e de setores ligados à pesca. Na sequência, moto taxistas também renderão suas homenagens, numa moto romaria que passará por vários bairros da cidade.

Este ano o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em São João de Pirabas completa 73 anos. E entre os elementos mais emblemáticos da manifestação nazarena, está a berlinda. Única nos círios do interior paraense, tem o formato de uma embarcação, contextualizando com as características da cidade praiana. Foi feita a partir de um flutuador de catalina encontrado em uma praia local e adaptado para receber a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas procissões, tendo sido introduzida na terceira edição do evento.

Apesar da data mais uma vez ter coincidido com a realização do exame nacional do ensino médio – ENEM, espera-se um público de aproximadamente de 10 mil pessoas.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

MEIO AMBIENTE. Goeldi realiza estudos para ampliação da chocoaré-Mato Grosso



Comunidades de Pirabas podem ser integradas à reserva extrativista.


Porto da vila de Bom Intento, às margens do rio Maracanã.
Pesquisadores do Museu Emílio Goeldi estiveram no final de semana em trabalho de campo visitando as comunidades de Bom Intento, Jararaca, trevo e Água Boa. A ação faz parte do processo de ampliação da Reserva Extrativista Chocoaré-Mato-Grosso, área limítrofe aos municípios de São João de Pirabas, Santarém Novo, Maracanã e Salinópolis.

Os pesquisadores estão a serviço do instituto Chico Mendes de biodiversidade – ICMbio, com o objetivo de realizar os estudos de viabilidade, etapa necessária ao projeto de ampliação da reserva, iniciado no ano de 2007. Dentre as ações os profissionais envolvidos na pesquisa realizaram palestras, entrevistas e aplicação das metodologias para o diagnóstico socioeconômico junto à comunidade e o mapeamento de rios e igarapés.

Rodriguez, (esq) gestor da Resex Chacoaré Mato Grosso
Em entrevista ao programa de rádio “Café com Notícias”, o gestor da RESEX Chocoaré-Mato-Grosso, Maximiliano Rodriguez, explicou a ação. “A ideia é identificar como essas pessoas vivem e qual a relação delas com as áreas propostas a serem ampliadas; de que forma elas usam os recursos naturais...”- salientou o gestor.


ENTENDA O CASO 

A ampliação é aguardada pelos moradores dessas comunidades, que utilizam-se do rio e do mangue para as atividades de pesca e extração do caranguejo como os principais meios de sustento de suas famílias. Como as comunidades de Jararaca, Trevo, Água Boa e Bom Intento não fazem parte da Resex, estas não teriam o direito legal de explorarem os recursos naturais da reserva, o que gerou um clima de insatisfação e animosidade entre as comunidades.

Se aprovada a ampliação da reserva, além do usufruto dos recursos naturais e das políticas governamentais, as comunidades que pleiteiam a inclusão terão que cumprir as exigências previstas pela legislação concernentes à preservação do meio ambiente.

NOVA UNIDADE

Além do projeto de ampliação da RESEX Chocoaré-Mato-Grosso, com sede em Pedrinhas, no município de Santarém Novo, Rodriguez informou ainda que em breve a equipe retornará ao município para iniciar as pesquisas de viabilidade para a criação de uma unidade de conservação em território Pirabense, em resposta a demanda das próprias comunidades, ambientalistas, entidades e poder público, que poderá vir a ser criada na área do Campo do Sal e adjacências.

A intensão segundo o gestor é criar uma linha continua de proteção aos manguezais no nordeste paraense, permitindo o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades tradicionais.


Fotos: P@ulinho Pinheiro/Arquivo
           Aline Cristina/SEMMA



segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR. CMDCA Divulga o resultado final. Conheça os eleitos




Mesmo não sendo uma eleição de caráter obrigatório, a sociedade pirabense compareceu em ótimo número para escolher a nova composição do Conselho Tutelar. 

A grande movimentação nos horários de “pico” surpreendeu até mesmo a coordenação do pleito, que diante da solicitação dos eleitores, teve que providenciar, em acordo com a promotoria pública, uma segunda secção na escola Guajarina Menezes Silva para atender a contento os eleitores que compareceram ao local de votação.

Manoele Rocha, a mais votada em 2015
Durante o processo mais duas situações rapidamente foram resolvidas. No período matutino foi identificado que alguns eleitores ainda não tinham seus nomes na lista do livrão disponibilizado pelo TRE, por conta de não ter havido tempo hábil para informar ao cartório da 63ª zona eleitoral a inscrição dos eleitores recentemente cadastrados no sistema biométrico. A outra situação foi a criação de uma nova secção, que também ainda não constava no banco de informações do cartório, uma vez que o município ainda está em fase de recadastramento dos seu eleitores. Todas essas informações foram checadas cuidadosamente pela promotora Sabrina Dabes Sanches de Amorim, que após ouvir o cartório, solicitou que os eleitores votassem em separado e o fato fosse registrado em ata.

Por volta da 15h00 observava-se nas filas um grande contingente, sendo que às 17h00, horário de encerramento da votação, muitos eleitores ainda aguardavam nas filas a oportunidade de votar no candidato preferido. Todos os eleitores que se encontravam nas filas foram atendidos, com a urna da segunda secção (que atendeu eleitores do Francisco Nunes e Dircélia Koury) sendo lacrada às 18h45. Nas 13 secções da zona rural a votação transcorreu tranquilamente.

Com a notícia do encerramento da votação dezenas de pessoas foram para a frente do prédio da prefeitura municipal, onde foi realizada a apuração e sistematização dos votos com a presença da presidente do CMDCA Anaíde Maia, da promotora pública Sabrina Sanches, candidatos e fiscais, imprensa e coordenação do pleito. 

A contagem teve inicio as 19h30 e o resultado oficial divulgado às 01h00.

Antes de se retirar da sala da apuração a promotora Sabrina Sanches, elogiou o trabalho do CMDCA, incentivou a atuação dos conselheiros eleitos e disse que o Ministério Público será um parceiro. “O adolescente é o ser mais desafiador, é uma pessoa em desenvolvimento, conflitos e mudanças. Tenho a certeza que vocês vão gostar dessa função, vão se apaixonar; e que vocês terão no MP um parceiro, com quem vocês poderão contar... ”. Disse a promotora pública de São João de Pirabas que antecipou a realização de oficinas e cursos para a melhor formação dos candidatos eleitos para o mandato de 2016/2020. 

Ao conceder entrevista no período da tarde, a presidente do CMDCA, Anaíde Maia, se mostrou surpresa com a presença dos eleitores. “Superou as nossas expectativas já que o voto não é obrigatório, mas mesmo assim, durante o dia todo, observamos uma movimentação muito intensa, aqui na cidade principalmente”. Comentou a gestora.

Eleita com a maior votação, a candidata Manoele Rocha, agora se prepara para a nova rotina que vai conciliar com os estudos e as atividades da igreja a qual frequenta. “Sei que a responsabilidade é imensa diante da função para qual fui eleita, mas há tempo para tudo, e vou fazer o melhor que puder para honrar a confiança daqueles que optaram por mim”. Disse a conselheira eleita. 

Os cinco novos integrantes do Conselho Tutelar aguardam a cerimonia de posse que será realizada pelo CMDCA. 

Confira os números:

Colocação
Canditato
Votos
Manoele do Socorro da Conceição Rocha
426
Solange da Fonseca Maia
307
Rosangela Damasceno Costa
281
Elimara de Souza
203
Lucimar Dias de Sousa
199
Genilson Sousa da Fonseca
198
Ivana MonteiroVilhena
145
João Renato Damasceno da Fonseca
118
Josiane Cristina de Jesus Rodrigues
104
10º
Taticiane Sena de Oliveira
25

Ao final da apuração constatou-se que 2006 eleitores foram às urnas no ultimo domingo escolher seus candidatos na primeira eleição unificada para o conselho tutelar.