segunda-feira, 16 de novembro de 2015

POLÍCIA. Estância Santo Antônio é assaltada em plena luz do dia



A manhã desta segunda-feira (16) foi marcada por um assalto em plena luz do dia a um estabelecimento comercial num dos perímetros mais movimentados da cidade. 

A ação ocorreu por volta das 10h00 quando três elementos armados renderam os funcionários e a gerente da Estância Santo Antônio Materiais de Construção, que foi obrigada a entregar o cofre aos meliantes. Enquanto a ação ocorria dentro do estabelecimento comercial, outro assaltante manobrava o veículo da própria empresa usado para dar fuga aos bandidos. 

O proprietário do estabelecimento, que na hora do assalto conversava com outros comerciantes às proximidades desconfiou da movimentação do veículo, e acionou a polícia que saiu em perseguição aos assaltantes.

Até o fechamento da matéria, segundo informações ainda não confirmadas, o valor pode chegar a 40 mil reais. 

Informações do repórter Roberto Piedade para o Blog
  

Pirabas vence triangular de basquete


Equipe em ascensão no cenário do basquete regional. Foto/Arquivo

Em franca ascensão o basquete masculino de São João de Pirabas conquistou duas importantes vitórias em um triangular realizado na manhã de domingo (15), na quadra de esportes da escola Francisco da Silva Nunes.

Os anfitriões receberam a visita das equipes de Igarapé-Açu e Salinópolis. Na primeira partida os salinopolitanos venceram a equipe da estrada de ferro por 39 a 38. Na sequência os donos da casa impuseram a segunda derrota ao combinado de Igarapé-Açu, vencendo-os pelo placar de 31 a 29. Pela disputa do título do triangular, Salinas e Pirabas travaram uma partida muito intensa, até pelo forte calor de 42º, que exigiu maior esforço dos atletas. A partida foi vencida pelos pirabenses pelo placar de 31 a 29, devolvendo a derrota que sofreu meses atrás para as mesmas equipes adversárias.

O evento serviu para avaliar as condições da equipe local que disputará o intermunicipal de basquete 2016. “nosso basquete está em evolução, estamos trabalhando as condições técnicas e táticas de nossa equipe, assim como melhorando o condicionamento físico dos atletas para outras competições” – disse o técnico Roberto da Piedade.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Inauguração da Agência do Banpará em Pirabas é transferida para o próximo sábado, 21.



Nova instalação do Banpará em Pirabas. Foto: JR Queiroz

A gerência do Banpará em São João de Pirabas informa a todos os clientes e a sociedade em geral que a inauguração do novo prédio que seria realizado na manhã de segunda-feira (16) foi transferida para o próximo sábado (21).

Por contato telefônico, nossa reportagem confirmou a informação da mudança da data da cerimônia, por conta da agenda do governador Simão Jatene, que não teria horário disponível para o dia 16. Segundo um funcionário da agência, no decorrer da semana, o banco estará enviando novos convites às autoridades e clientes, dando ciência da alteração.

A cerimônia será às 9h00, na Avenida Plácido Nascimento, 115, esquina com a Travessa São Mateus, Cidade Velha.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Banpará vai inaugurar agência em Pirabas


Novas instalações do banco em Pirabas. Foto: JR Queiroz

A presidência do Banco do Estado do Pará S.A anuncia para a próxima segunda-feira (16) a inauguração de mais uma agência no interior do estado.

Através de convite a direção do banco já comunicou autoridades e clientes para a cerimônia de inauguração que acontecerá às 9h00, na nova sede da agência.

O prédio onde funcionará as novas instalações da agência em Pirabas, desvinculada de Capanema, está localizada na Avenida Plácido Nascimento nº 115, esquina com a Travessa São Mateus, na Cidade Velha.

Por conta da instalação da agência, os correntistas estão sendo orientados a encerrar suas contas na agência de Capanema e, imediatamente, abrir conta na nova agência para que o atendimento e prestação de serviços aos clientes sejam realizados via agência Banpará de São João de Pirabas.    

CULTURA. Carimbó recebe título de Patrimônio Cultural Nacional



Canarinhos de Pirabas, foi um dos grupos inventariado pelo IPHAN

Pau que produz som. É esse o significado do termo tupi "korimbó" que, por sua vez, originou o nome carimbó. Com o tempo, carimbó deixou de referir-se apenas ao som dos tambores para significar uma das tradicionais expressões culturais do estado do Pará e da região amazônica brasileira. A expressão, que envolve música e coreografias típicas do nordeste paraense, foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Hoje, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega, oficialmente, o Título de Patrimônio Cultural ao Carimbó.

Em cerimônia no Museu do Estado do Pará, com a presença do Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, TT Catalão, os detentores do saber receberão o título de patrimônio cultural. A entrega consolida o reconhecimento dessa expressão como referência cultural nacional. Além da cerimônia de entrega, serão realizadas palestras e mesas-redondas abordando os temas das políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial e patrimônio cultural indígena na Amazônia.

Durante o evento, ainda será instalado o Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó, composto por mestres e representantes de grupos da dança, indicados durante o I Congresso Estadual do Carimbó – ocorrido em junho deste ano. 

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA) e com a colaboração do Museu do Estado do Pará. O evento integra a programação da Semana do Patrimônio Paraense, realizada pela Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia (Asapam).

Registro 

O registro do carimbó foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, formado por representantes da União e da sociedade civil, no dia 11 de setembro de 2014. Criado no século XVII por negros africanos do nordeste do Pará e com influências indígena e ibérica, o carimbó se tornou uma das mais tradicionais expressões culturais da região amazônica.

O registro foi comemorado em ato público, em Belém (PA). Na ocasião, a presidente do Iphan, Jurema Machado, destacou que o Estado é um parceiro na manutenção e na vitalidade do carimbó. "A gente já sabe que ele é muito vivo, que a alegria e a riqueza da prática são contagiantes por si só, que o carimbó seria capaz de se manter por mais um século, como vem fazendo até então. Mas a responsabilidade do Estado é com certeza um fator a mais desse nosso compromisso", afirmou.


Larissa Leite
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Foto: Elcimar Neves