segunda-feira, 21 de julho de 2025

Pirabas volta a contratar unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha vida.

Em agenda oficial na microrregião do salgado paraense, após visita aos municípios de Maracanã e Santarém–Novo o ministro das cidades Jader Filho foi recepcionado pela prefeita Kamily Araújo em cerimônia realizada no teatro Maria Pajé, na tarde de segunda-feira (21).

Jader Filho recepcionado pela prefeita Kamily Araújo. Foto Manu Rocha

O ministro teve como agenda a assinatura do contrato para a construção de 88 unidades habitacionais do programa minha casa, minha vida – PMCMV Rural, do governo federal.

As unidades a serem construídas pelo programa contemplarão beneficiários das vilas dos Miritis, Proéve e Aimorés. Segundo a equipe técnica, todas as unidades serão entregues até o dias das mãe do próximo ano.

Em seu discurso Jader Filho falou das ações do ministério das cidades em todo o Brasil, como no caso do desastre natural ocorrido no Rio Grande do Sul no ano passado. O ministro também fez questão de frisar as obras de asfaltamento de ruas nos bairros da Olaria, Lagoa e União; a construção da UBS do Piracema e a construção de banheiros entre outras obras realizadas em Pirabas que contam com recursos do governo federal e o compromisso do presidente Lula em expandir as ações de governo para levar políticas públicas ao povo brasileiro, melhorando as condições de vida dos pirabenses, perfazendo um total de 33 milhões em investimentos no município de São João de Pirabas.

Ainda na solenidade, o ministro recebeu das mãos do presidente da câmara de vereadores Júnior Araújo, o título de cidadão pirabense. 




quarta-feira, 16 de julho de 2025

Pirabas se despede de Nelson Dantas.

Empresário via no turismo o grande vetor para o desenvolvimento local.

Foi sepultado no final da manhã de terça-feira (15) no cemitério municipal, o corpo do empresário Nelson Dantas (67), proprietário da Pousada Sol e Mar, vítima de infarto fulminante do miocárdio, na manhã de segunda (14).


Radicado a mais de trinta anos no município, Nelson foi um dos empreendedores que acreditaram no potencial turístico de Pirabas, o que levou o ex representante de vendas a transformar sua residência de veraneio na mais aconchegante opção de estada para o público diverso que visita a cidade, seja a passeio ou a trabalho.

Seu empreendimento foi o local de muitos momentos importantes na vida social da cidade. Casamentos, confraternizações e reuniões políticas independentemente da ideologia. Muitos hóspedes ilustres também passaram pela pousada como no icônico encontro dos integrantes da Caravana da literatura e da academia paraense de letras, em 2010. Integrantes de bandas regionais e nacionais, cantores da música gospel, acadêmicos, jornalistas, pesquisadores entre muitos outros. 

Nelson era um apaixonado pelas maravilhas naturais que Pirabas apresenta, ao mesmo tempo em que se angustiava em ver esse potencial ser desperdiçado, sem uma política pública consistente que viesse a desenvolver um turismo em que todos pudessem usufruir de forma sustentável e economicamente viável, especialmente para o trade turístico local. Mesmo assim, e enfrentando a sazonalidade dos hóspedes, sempre acreditou que um dia o turismo se tornaria o grande vetor da economia pirabense.

Pirabas perde um dos seus filhos adotivos ilustres, deixando um legado de resiliência, trabalho e dedicação ao segmento hoteleiro no município.

Nas redes sociais comerciantes, políticos, artistas, funcionários públicos e populares lamentaram a morte do empreendedor.