domingo, 23 de fevereiro de 2020

Salinópolis sediará audiência para discutir atividades da Petrobras no litoral Pará-Maranhão.


O Ibama fará duas audiências públicas em março para debater o licenciamento ambiental da atividade de perfuração marítima nas concessões BM-BAR-3 e BM-BAR-5 (bloco BAR-M-175), na Bacia de Barreirinhas. As reuniões ocorrerão em São Luís (MA), no dia 7, e em Salinópolis (PA), três dias depois.

Foto: Divulgação

As audiências públicas terão como objetivo apresentar o Estudo/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do projeto, submetido ao Ibama pela Petrobras em janeiro, para esclarecer dúvidas e receber sugestões.
O cronograma das atividades da Petrobras prevê duas perfurações no BAR-M-175: uma com início em dezembro e outra com previsão de início entre maio e setembro de 2021.
As concessões BM-BAR-3 e BM-BAR-5 foram adquiridas, respectivamente, na 4ª e 6ª rodadas de concessões da ANP. Elas são operadas pela Petrobras com 60% de participação, em sociedade com a BP Energy (40%).
Ambas estão com seus períodos exploratórios suspensos pela ANP, enquanto aguardam a emissão de licença pelo Ibama.

A primeira audiência será realizada em São Luís/MA. Em Salinópolis a audiência acontecerá no dia 10/03 às 13h00, no hotel Paraíso Bom Jesus. Rua 17, Quadra 123, s/n, Salinópolis/PA


Reportagem: Ana Luísa Egues / Petróleo Hoje


sábado, 22 de fevereiro de 2020

IDEFLOR-Bio e Prefeitura de Pirabas através da SEMMA definem data para Consulta Pública.


Na pauta, a criação de unidades de conservação no município.

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará - IDEFLOR-Bio estiveram no município de São João de Pirabas no período de 17 a 21 deste mês para realizar o levantamento institucional e logístico da Consulta Pública que vai discutir a criação das unidades de conservação dentro do território pirabense.

Servidores da prefeitura recepcionaram os técnicos do Ideflor


Em conversa com a reportagem, a socióloga Jocilete Ribeiro, disse que entre as finalidades do trabalho da equipe está a mobilização da sociedade pirabense para a realização desta etapa que visa a criação de duas unidades de conservação estaduais e três municipais.

As áreas na esfera estadual que estarão em discussão na consulta pública são as ilhas de Itaranajá-Pilão e Fortaleza; abrangendo uma área de 18.699 ha, na categoria Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS); A ilha do Tucundeua, na categoria Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) com uma área de 9.347 ha.

Na esfera municipal pretende-se criar uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) no Campo do Sal, com uma área de 820 ha. O meio urbano também será contemplado com a criação de unidades de conservação, possivelmente os parques do Canavial, no bairro da Piracema e dos Miritis.

A consulta pública está marcada para o dia 31 de março, na sede do Bacuri, com horário ainda a ser definido pelos organizadores do evento.

Na consulta pública serão apresentados para as comunidades envolvidas os estudos já realizados nas referidas áreas, o projeto de criação das unidades de conservação e suas respectivas categorias.


Fonte: SEMMA




terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

EMATER Pirabas entrega CAR a produtores locais.


A EMATER PARÁ de São João de Pirabas através do Programa Municípios Verdes e em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou na manhã desta terça-feira (18) a solenidade de Entrega de 40 Cadastros - CAR (Cadastro Ambiental Rural) para os produtores e produtoras rurais do município.


Na ocasião o evento contou com a presença do supervisor regional da EMATER, Dr. Jairo Eiras, que falou da importância da ação desenvolvida pelo escritório local. “Aja vista que esse ato marca o início das ações que continuarão em 2020, onde o objetivo maior da EMATER PARÁ é levar políticas públicas de qualidade aos que realmente necessitam, tais como DAP, Credito Rural, Cursos produtivos, palestras e demais ações da ATER”. 
   
Os produtores também assistiram à palestra motivacional ministrada pelo Professor Especialista Marcelo Eduardo da Silva, da UFRA/Capanema. O evento também contou com a presença de secretários do município, Alan Amorim (Meio Ambiente), Janilson Matos (transportes) Gilberto “Sid” (agricultura) convidados  e organizações da sociedade civil.

Ao final do evento foi oferecido um café da manhã ao sabor de produtos como frutas, sucos, leite, cremes e demais produtos oriundos da agricultura familiar do município.

Polícia. Mais uma vítima assassinada a tiros em Pirabas


Nem bem a cidade se recupera das circunstâncias e do requinte de crueldade que vitimou fatalmente a jovem mãe Rafaela Reis Silva, na semana passada, mais um crime envolvendo um jovem foi registrado em Pirabas.


O assassinato, segundo informações preliminares da GCM aconteceu por volta das 20h50 de segunda-feira (17) ceifando a vida do jovem Adalberto do Espirito Santo Neto (24), alvejado por dois tiros de espingarda calibre 12 e mais tiros de pistola. No momento em que foi alvejado, Neto transitava pela avenida São Pedro, às proximidades de uma loja de departamentos, no centro da cidade quando foi surpreendido pelos algozes.

Ainda segundo informações da fonte, um carro cinza, modelo celta, estaria envolvido no assassinato. Neto já tinha passagens pela polícia. Dadas as características do crime, há suspeitas de possível acerto de contas.



domingo, 16 de fevereiro de 2020

Acadêmicos da UEPA encerram primeiro módulo de curso.


Na tarde deste sábado (15), alunos do curso de geografia da UEPA em Salinópolis encerraram o primeiro módulo das disciplinas que compõem a licenciatura ofertada através do programa Forma Pará.
 
Turma volta às atividades no final da quadra junina
Durante o período de 06 de Janeiro a 15 de fevereiro os professores e acadêmicos trabalharam a dinâmica que envolve o ensino aprendizado explorando o conteúdo programático das seis disciplinas estudadas.

O curso que funciona na escola estadual Dr. Miguel de Santa Brígida é resultado das articulações da Associação Comercial e Empresarial de Salinópolis - ACESA junto às instituições de ensino superior através do governo do estado no "sentido de ofertar ao público de Salinas e região formação superior as novas e a outras gerações que a sua época não tiveram a oportunidade de cursar uma faculdade sem ter que sair de Salinas" disse Max Denner, membro da ACESA e assessor especial do governo do estado, em mensagem aos acadêmicos.

Também estiveram presentes no ato de encerramento o diretor sede, professor Daniel Palheta; o presidente da ACESA Renan Falcão e a coordenadora do curso e vice diretora da EEEM Dr. Miguel de Santa Brígida, professora Carmem Ceres.

Os acadêmicos retornam às aulas somente no dia 29 de junho.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

POLÍTICA - PSOL Pirabas empossa nova Diretoria.

Jeová Moraes, o “Jota”, assume com a missão de reorganizar partido para eleições municipais.

Os filiados do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL estiveram reunidos na vila dos Miritis para dar posse à nova diretoria da sigla. O evento político aconteceu na tarde-noite de sábado (8) contando com a presença de simpatizantes, filiados e eventuais pré-candidatos ao pleito de outubro.

Partido que tem como maior expoente no Pará o deputado federal Edmilson Rodrigues, o mais votado do estado nas últimas eleições, em Pirabas a legenda socialista vem articulando novas aquisições para o plantel visando as vagas no parlamento mirim, sem descartar a possibilidade de apresentar nome à vaga de vice na chapa do PDT encabeçada por Sid Ferreira.

Na solenidade, o atual presidente Pedro Paulo Sarmento “passou a faixa” para o recém-eleito Jeová Moraes, o “Jota”, que a exemplo da maioria dos atuais integrantes é oriundo do PT, da antiga tendência Unidade na Luta.

Já empossado para o mandato, o presidente anunciou que em breve o partido estará realizando cursos de formação com vistas às mudanças nas regras eleitorais e também com relação ao programa do partido.

Confira a composição:

Presidente: Jeová Moraes; Secretário Geral: Jorge Raposo; Tesoureiro: Paulo Pinheiro; Dir. Mulheres: Taís Pantoja; Dir. Movimentos Sociais: Andreia Sarmento; Dir. Juventude: Desiree Carvalho; Membros: Marcelo Eduardo, Pedro Paulo Sarmento; Suplentes: Davi Sarges de Carvalho, Cláudio Melo; Conselho Fiscal: Almir dos Santos Albuquerque.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

As celebrações aos encantados na terra mística do Rei Sabá


As celebrações ao Rei Sabá tiveram início ainda na tarde de domingo, no terreiro da Sacerdotisa “mãe” Rita de Oxóssi, de onde uma passeata seguiu até a igreja matriz para a realização da missa ecumênica celebrada pelo pároco local. A missa antecede a data em que se comemora o dia nacional de combate à intolerância religiosa (21), criado pela lei 11.635/2007. Após a missa, a comunidade prestigiou a tradicional “roda de tambor” ritual que celebra a união das entidades que formam a religiosidade da sociedade paraense, realizada no teatro Maria Pajé, na orla da cidade.  
      
Na manhã de segunda-feira (20) danças folclóricas, músicas, rituais e oferendas marcaram a tradicional festa ao Rei Sabá, na praia do Castelo, Ilha da Fortaleza, ocorrida na manhã e tarde de segunda-feira (20).


Mesmo com o tempo fechado, milhares de pessoas atravessaram as águas da foz dos rios Pirabas e Axindeua e outras vindas de Salinas, pelo distrito de Cuiarana para participarem da festa, que segundo estudiosos da religiosidade afro é comemorada há 108 anos. Ao todo aproximadamente três mil pessoas prestigiaram os sacerdotes das mais diferentes vertentes dos cultos afro-amozônidas reverenciarem o monumento às entidades das encantarias que compõem o monumento mítico ao Rei Sabá.

Sebastião, Sabá e Tião nas terras do Grão Pará e Maranhão.

O culto ao encantado Rei Sabá é celebrado no mesmo dia em que a comunidade católica celebra São Sebastião e os umbandistas, Oxóssi. É justamente esse sincretismo religioso que diferencia a manifestação em Pirabas das demais festividades que ocorrem em Cachoeira do Arari, Igarapé-Açu, ilha de Maiandeua, Carutapera/MA e Lençóis Maranhenses.

No caso das duas primeiras cidades paraenses e da vizinha maranhense, fica evidente a devoção a São Sebastião; enquanto que no litoral paraense de Maiandeua, Pirabas e nos lençóis maranhenses faz-se referências ao encantado Rei Sebastião. Porém, é na ilha da Fortaleza, no município de São João de Pirabas, em cima de um platô de pedras cenozóicas que está assentada, em uma base, a estátua natural do mítico Rei Sabá, local onde os elementos da religiosidade europeia, indígena e africana se encontram.

As versões

Somado às belezas naturais da ilha, são estes aspectos que atraem religiosos, acadêmicos, jornalistas e comunidade em geral de todas as regiões do Brasil para conhecer as narrativas fantásticas que giram em torno da figura do monarca português El Dom Sebastião, que ao ser derrotado pelos Mouros desaparece misteriosamente do deserto de Alcácer-Quibir (1578), norte da África, para ressurgir encantado nas praias do litoral paraense, sendo a Fortaleza um desses lugares.

Mas também há quem diga que a pedra representa uma divindade da Floresta. Adeptos da pajelança cabocla reconhecem a escultura natural como sendo um cacique Tupinambá, que ao retornar da guerra, encontra sua tribo dizimada por uma peste. Acometido por uma grande tristeza, o guerreiro sentou-se de costa para o mar e pediu a Tupã que o petrificasse.

Já para algumas vertentes dos cultos de matriz africana, o Rei Sabá celebrado em Pirabas trata-se de um príncipe negro capturado na costa da África e trazido cativo para a província do Grão Pará e Maranhão. Na viagem o navio negreiro ao chegar no litoral paraense naufraga, e o príncipe então nada até o continente passando por um portal encantado, recebendo essa nova condição.

Vandalismo
          
No entanto, nem tudo é festa e celebração. A intolerância religiosa e o descaso com o patrimônio natural são identificados por quem visita a ilha. À exceção da estátua de Yemanjá, as de Mariana, Jarina e Zé Raimundo sofrem com ação da natureza e com o vandalismo.

sábado, 11 de janeiro de 2020

Conselheiros Tutelares tomam Posse


Os Conselheiros Tutelares eleitos no último processo de escolha unificado, realizado no ano passado, tomaram posse no final da tarde de sexta-feira (10), no plenário da câmara municipal de vereadores.

A solenidade contou com a participação de um bom público nas galerias da casa legislativa e foi prestigiada por membros do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente – CMDCA, secretários municipais e profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social.
Tamara Cruz (centro) com os conselheiros Maria Fonseca, Welington Marcelo,
Keila Costa, Milena Dias e Leonardo Melo.

Na solenidade os novos conselheiros assinaram o termo de posse e receberam das autoridades o diploma que insere o novo colegiado no exercício de suas funções e atribuições. Assim que os conselheiros fizeram o juramento, o prefeito Antônio Menezes deu posse ao novo colegiado, que a partir de hoje terá como atribuição garantir o cumprimento dos direitos previstos no estatuto dos direitos da criança e do adolescente (ECA).

Tomaram posse os conselheiros Milena Dias, Leonardo Melo, Keila Costa, Welington Marcelo, Maria Cleonice Fonseca, além da primeira suplente Manoele Rocha.

Estiveram presentes na solenidade compondo a mesa de autoridades o presidente do CMDCA, Jair Fonseca; o prefeito Tonhão, o presidente da Câmara, Celso Mercês; a secretária de trabalho e promoção social, Andreza Colares; a presidente da CEE/CMDCA, Tamara Cruz e a conselheira Solange Maia.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Calouros da UEPA em solenidade de aula inaugural em Salinas.


ACESA e Programa Forma Pará deram pontapé inicial para as aulas do curso de geografia. 

Alunos do curso de geografia da UEPA participaram da solenidade de aula inaugural ocorrida no início da noite desta segunda-feira (06), na quadra de esportes da escola estadual Miguel de Santa Brígida, polo da instituição em Salinas.

Turma de Geografia UEPA Forma Pará - Salinas

Representando o professor Sérgio Maneschy, titular da secretaria de estado de ciência, tecnologia e educação técnica e tecnológica – SECTET, a professora Edilza Fontes falou dos desafios que o programa Forma Pará enfrenta para levar ensino superior público aos municípios de diferentes regiões do estado. “estamos na contramão do que vem fazendo o governo federal. Enquanto a união faz cortes na educação, o estado do Pará faz investimentos”- ressaltou a secretária adjunta. Edilza também anunciou para Salinas através do Programa Forma Pará a abertura de edital para ofertar o curso de gastronomia, e a possibilidade de no futuro trazer para o município outros cursos de graduação.  

Fabiano Bringel, professor e coordenador do curso na UEPA falou da origem, características e atuação prática do curso no estado do Pará, ressaltando a qualidade do ensino na área ofertado pela instituição; enquanto que a coordenadora do curso em Salinas, a professora Carmem Ceres Araújo falou do compromisso da escola com a sociedade salinopolitana e região em abrigar o polo da instituição.

Prof. Fabiano Bringel (UEPA) e Edilza Fontes (SECTET) ao centro

Entre os oradores ocupantes da mesa, os professores Daniel Palheta, diretor da escola sede Araci Alves Dias, o geógrafo Eliese Maia e o sociólogo Otávio Nascimento relembraram a época em que tiveram que sair do município para cursar suas graduações, estimulando os calouros a abraçar com garra e determinação a oportunidade que gerações passadas não tiveram. Em seu discurso o presidente da associação comercial e empresarial de Salinópolis – ACESA, o empresário Renan Falcão comemorou a implantação do curso em Salinas e demonstrou-se confiante de que nos próximos quatro anos o município ganhará novos profissionais qualificados.

Cerca de 100 pessoas prestigiaram a solenidade, entre elas os 50 calouros do curso que foram recebidos por funcionários da escola e autoridades.  Ainda na solenidade estiveram presentes o assessor especial do governo Max Denner, o vereador Vando e o diretor da escola Miguel Santa Brígida, Rosivaldo Lima.  

  
Fotos: Gedson Cléber


domingo, 5 de janeiro de 2020

Ex- vereador Adalberto Lima segue internado em UTI

Foto Arquivo: Pedro Júnior


Após a veiculação do falecimento do ex-vereador Adalberto Lima, no início da tarde de hoje (05), no sentido de checar a veracidade da notícia, a reportagem do Blog através de uma fonte entrou em contato com os familiares que o acompanham na casa de saúde. Segundo a fonte, os familiares informaram que  Adalberto segue internado em hospital de Capanema, seu quadro clínico ainda exige cuidados.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O Natal Amazônico vence 1º Concurso de Presépios


Muitas são as maneiras de se comemorar a maior data da cristandade. Apesar de historicamente não ser conhecer exatamente a data em que Cristo nasceu, convencionou-se comemorar o Natal no dia 25 de dezembro.
 

O que se sabe é que antes, nesta data, se comemorava o Natalis Solis Invicti (“nascimento do sol invencível”), uma homenagem ao deus persa Mitra, muito popular na Roma antiga. Com a cristianização do império romano, a primeira vez se comemorou a data associada ao nascimento de Jesus Cristo foi no ano de 354 d.c, de lá até os nossos dias todo o mundo cristão comemora a data.


Em cada canto do mundo cristão, as personagens e o ambiente ganham aspectos regionais. Por aqui, ao invés do estábulo, descrito nos evangelhos, uma cabana coberta de fibras e paredes de talos da açaizeira, onde o menino Jesus troca a manjedoura pela rede de cipó.

A catequista Adijane Pinheiro exibe a premiação da equipe
Essa cena do natal amazônico foi tema apresentado ao primeiro concurso de presépios realizado pela paróquia de São João Batista, que reuniu vários trabalhos, entre eles o que foi coordenado pela professora Adijane Pinheiro, confeccionado por alunos da turma da 1ª Eucaristia, recebendo a maior pontuação na exposição.

Presépio vencedor do 1º Concurso realizado pela paróquia
Os trabalhos ficaram expostos antes da celebração da Santa Missa do Natal, sendo uma iniciativa do padre Rosileno Garcia, pároco local.

  Com informações da Pascom / PSJB.


sábado, 14 de dezembro de 2019

Petrobras apresenta projeto para perfuração de poços marítimos na região.


Técnicos da Petrobras estiveram na manhã de sexta-feira (13) no município de São João de Pirabas para apresentar a etapa do projeto de perfuração para exploração de petróleo ou gás na bacia de Barreirinhas, na costa do Maranhão. A palestra ocorreu na sala de reuniões da prefeitura municipal para secretários, técnicos e membros de conselhos.


Em sua explanação o engenheiro ambiental Gabriel Arendt informou que a área a ser explorada está a 140 km de São Luís - MA, que será a base de suprimentos para o projeto. O engenheiro também ressaltou que esta etapa de operação já possui o licenciamento ambiental concedido pelo IBAMA mediante o EIA/RIMA que leva em conta, segundo Arendt, o estudo das características ambientais na área de influência da atividade. Segundo o material impresso distribuído para os participantes da reunião, foram avaliados os possíveis impactos ambientais associados às atividades de perfuração.

Engenheiro Gabriel Arendt apresenta projeto de perfuração marítima
No tocante a segurança do empreendimento, o técnico William Sales afirmou que a Petrobras é uma das empresas com maior expertise na exploração em águas profundas com tecnologia de ponta para mitigar eventuais acidentes através de um Plano de Emergência Individual.

Questionado sobre a participação das comunidades que estão sob a área de influência do projeto, Arendt afirmou que a sociedade será convidada a se manifestar nas duas audiências públicas que serão realizadas em São Luiz – MA e Salinópolis – PA. Nesta etapa, será apresentada a atividade e o estudo de impacto ambiental, onde será possível o esclarecimento de dúvidas.

Ao responder questionamento sobre a compensação financeira para os municípios do entorno, Arendt informou que nessa etapa não está previsto pagamento de “royalties”, somente após a comprovação da existência de novas reservas de óleo ou gás natural e a efetiva operação dos blocos, com a devida análise da Agência Nacional do Petróleo – ANP.

Na opinião do secretário de meio ambiente de São João de Pirabas, Alan Amorim, o modelo de implantação dos grandes projetos na região não tem se apresentado como propulsores para o desenvolvimento regional, e se mostrou preocupado com os efeitos negativos que podem ocorrer com a expectativa de tal projeto, principalmente na questão ambiental.

Amorim se diz preocupado com o futuro da biodiversidade
do litoral paraense e vê projeto como ameaça iminente

Na oportunidade Amorim destacou a luta dos povos da “Maré”, característica marcante de todos os municípios do litoral paraense e maranhense, pela sobrevivência e preservação do ecossistema de manguezais, além dos esforços para a criação de unidades de conservação que assegurem o modo de vida dessas comunidades, o que segundo o secretário não tem sido levado em conta pelos grandes projetos. “não vejo com bons olhos nenhum projeto de prospecção subterrânea na região, seja petróleo, seja mineração...” – disse Amorim, ressaltando que esta é a sua opinião particular, não necessariamente a opinião do governo municipal.

Fonte: senado.leg

Sugeriu ainda que a Petrobras também faça a apresentação “in loco” do projeto, possibilitando a ida de técnicos do poder público e representantes da sociedade civil dos municípios do entorno ao complexo que envolve o projeto de perfuração dos blocos BM-BAR-3 e BM-BAR-5, denominados respectivamente de Guajaru W e Guajaru, na bacia de Barreirinhas.

Fonte: docplayer.com

Segundo o cronograma apresentado, o início dos trabalhos de perfuração dos poços estão previstos de novembro de 2020 a julho de 2021 para o Guajaru (BM-BR-5) e de abril a novembro de 2022 para o Guajaru W (BM-BR-3).

Fonte: anp.gov.br

Solicitado o Power Point da apresentação e a gravação de entrevistas para a imprensa local, os técnicos informaram que não estavam autorizados, mas que levariam a sugestão feita na reunião. A negativa fez com que Alan Amorim contestasse a política de transparência da empresa, uma vez que a população precisa de esclarecimentos acerca do tema antes da realização das audiências.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

CMDCA diploma novos conselheiros


Os conselheiros tutelares eleitos no último processo de escolha unificado foram diplomados no final da tarde de terça-feira (10) em solenidade realizada no hall da prefeitura municipal.

Maria Cleonice, Leonardo Melo, Milena Dias, Marcelo e Keyla Costa

Formação
Antecedendo à diplomação os novos conselheiros passaram por um curso de formação de 32h onde foram abordados temas referentes à atividade prática do conselheiro no cotidiano, princípios da administração pública, a rede de serviços específicos para atendimento da faixa-etária, as diretrizes que norteiam o ECA e a atuação do Ministério Público na política de proteção de direitos, com a participação em uma roda de conversa com o promotor de justiça Bruno Saravali.

O curso foi realizado na sede do CREAS no período de 02 a 05 de dezembro.

Diplomação
Os cinco conselheiros eleitos e mais um suplente receberam dos membros do CMDCA os certificados do curso de formação e o diploma que os habilita a posse, que será realizada no dia 10 de janeiro.


Além dos cinco conselheiros diplomados, também foi entregue a atual conselheira Manoele Rocha o diploma de primeira suplente.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito municipal Tonhão, o presidente do CMDCA Jair Fonseca, a presidente da comissão eleitoral Tamara Cruz, os secretários que compõem o colegiado Artur Fernandes, Andreza Colares, Andreia Ribeiro e Júlio Guimarães.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Conselho do FUNDEB.


Plenárias em escolas polos indicam representantes do segmento Pais.

A comissão eleitoral designada para acompanhar o processo de escolha para membros do conselho do FUNDEB 2020-2022 iniciou na manhã de quarta-feira (04) a escolha dos representantes do segmento pais ou responsáveis de alunos nas escolas polos.

Pela manhã a comissão esteve na escola Maria Porto e no período da tarde, na escola do Patauá.

Na manhã desta quinta-feira (05) foram escolhidos os representantes do polo de Santa Luzia. À tarde será realizada a reunião com os pais e responsáveis na escola polo da Parada Miriti, enquanto que as escolas de Aimorés e Nazaré indicaram seus representantes na manhã e tarde de sexta-feira (06).

Plenária realizada na escola Dircélia Koury Palmeira

A escolha dos representantes na área urbana foi realizada simultaneamente nas escolas Dircélia Koury Palmeira e Guajarina Menezes, na manhã de segunda-feira (09).

Todos os representantes indicados nas reuniões realizadas nas escolas polos participarão no próximo dia 12 de uma segunda plenária para escolher os dois representantes titulares e suplentes do segmento pais para compor assento no conselho do FUNDEB.       

Fonte: CEE FUNDEB

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

CMDCA realiza curso de formação para novos conselheiros.


Os novos membros do Conselho Tutelar eleitos no último processo de escolha unificado, realizado no dia 06 de outubro, participam nesta semana do Curso de Formação, que abrange diversos assuntos relacionados à atuação do conselheiro tutelar.

Promotor Bruno Saravalli (centro) com os conselheiros e membros do CMDCA

As palestras iniciaram na segunda-feira (02) com a presidente da comissão eleitoral Tamara Cruz, falando sobre as resoluções do CONANDA. No segundo dia o conselheiro do CMDCA Paulo Pinheiro e a conselheira tutelar Manoele Rocha apresentaram os princípios da administração pública e os instrumentais do conselho tutelar, respectivamente.

O promotor de justiça Bruno Saravalli, na tarde de quarta-feira (04) fez alguns esclarecimentos sobre a atuação do Ministério Público na garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O curso de formação encerrou na quinta-feira com a palestra da assistente social Tatiane Martins falando sobre a lei 8.069/90 – ECA e a psicóloga Waldelice Mafra com a rede CRAS e CREAS.

Após o curso, os conselheiros farão estágio para acompanhar na prática a rotina do CT.

Diplomação e Posse

Tanto o curso de formação quanto a diplomação tiveram suas datas de realização alteradas por conta da incompatibilidade da agenda dos técnicos com o cronograma original.

A diplomação acontecerá na próxima terça, 10. A posse permanece na data de 10 de janeiro, na câmara de vereadores, às 18h00.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

A História vai à Praça


Exposição apresenta patrimônios da cidade. 

A exposição “A História vai à praça” realizada na noite de quinta-feira (21) reuniu oito trabalhos apresentados por discentes do curso de licenciatura em História, da UFPA, polo São João de Pirabas.

Os trabalhos fazem parte da avaliação da disciplina História e Educação Patrimonial, ministrada pelo Prof. Dr. Wesley Katle, numa noite em que cultura, identidade, memória e história estiveram em um só lugar, extrapolando os muros da academia e aproximando-se da comunidade.

Por um período de duas horas e meia os frequentadores da praça da Bandeira puderam visitar os stands e conhecer a origem, o simbolismo e os aspectos que tornaram personalidades, objetos, lugares, mitos, fatos e saberes patrimônio material e imaterial do município. Na exposição foram retratados como patrimônios locais a Berlinda, o Beiradão, o pescado, a pedra do Rei Sabá, a vida e obra do mestre Tomaz Pinheiro e “os canarinhos de Pirabas”, o teatro Maria Pajé, o sítio paleontológico e a festa da gó.

O acadêmico e produtor comercial Isaias Martins, que participou do grupo que expôs o teatro Maria Pajé enfatizou que “o evento despertou no público a reflexão e a consciência de que os temas apresentados são de fato patrimônios locais, e não somente aqueles que estão nos livros didáticos”.

  Ao visitar o stand da “Berlinda do povo de Pirabas como patrimônio”, as enfermeiras Maria Nunes e Madalena Veras parabenizaram a iniciativa. Maria revelou que sempre teve curiosidade em saber a origem da berlinda em formato de barco. Já a colega de profissão considerou o trabalho de grande importância para o fortalecimento da memória local.

Com a disciplina concluída, o coordenador da exposição, professor Wesley Katle ressaltou a importância do evento. “essa atividade também é uma educação patrimonial, ela faz com que aqueles que já reconheciam o patrimônio ratifiquem essa ideia de que é um patrimônio, mas também aqueles que não percebiam alguns desses elementos apresentados como patrimônio, ou seja, a representação da identidade da cidade, percebam isso e passem a valorizar” – frisou o docente.

Consciência Negra
Paralelamente a exposição, o grupo MAS levou à praça a exibição do documentário “Beneditos” que retrata a devoção ao santo preto e a marujada de Bragança. O público também prestigiou a apresentação da roda de tambor de religiosidade afro para celebrar o dia da consciência Negra.


terça-feira, 12 de novembro de 2019

SEGURANÇA - Onda de violência leva pânico à população.


A cidade de Pirabas volta a assistir com perplexidade os últimos acontecimentos que levam a sociedade a produzir instantaneamente um sentimento de insegurança. Em menos de duas semanas, dois assassinatos a tiros foram registrados, supostamente motivados por acertos de contas. No entanto, é do conhecimento público que o crime tem as suas próprias regras e um tribunal eficiente no julgamento de suas questões.

Na manhã de quarta-feira (8), José Roberto Moraes (43), foi brutalmente assassinado a tiros quando saia para o trabalho. Na segunda-feira (11) um outro assassinato foi registrado, vitimando o nacional de pré-nome “Neto”, que também foi alvejado à tiros, quando este fazia uma pesada de peixe, no mercado municipal. Nessas duas ocasiões, as vítimas supostamente teriam envolvimento com a criminalidade, sendo eliminados por acertos de contas. Neste ínterim, roubos de motos e assaltos a estabelecimentos comerciais também foram registrados em menos de duas semanas.

A invasão de espaços públicos por meliantes à mão-armada também geraram B.O e levou pânico aos usuários e funcionários dos espaços. Durante uma partida de queimada pelos jogos internos, funcionários da escola Guajarina Menezes Silva foram surpreendidos por um assaltante, que numa ação rápida subtraiu pertences como relógios e celulares. Na semana anterior, o vigia da escola municipal de música Afonso Camoeiras, foi abordado por um homem encapuzado, que aproveitando a vulnerabilidade do espaço tentou abordar o servidor com uma arma de fogo, obrigando-o a buscar proteção na casa de vizinhos.

Foi-se o tempo em que a bucólica Pirabas era sinônimo de tranquilidade, lugar onde os mais velhos diziam: “Aqui se dorme de portas abertas”. Uma pena que isso tenha ficado num passado nem tão distante. E o futuro, o que nos reservará, caso as autoridades não tomem o “pé-da-coisa”?

Aproveitando o momento de articulações que antecede as eleições municipais de 2020, perguntar não ofende, pelo contrário, esclarece - Em meia a essa crise de segurança, que não acontece apenas em Pirabas, mesmo sabendo que a segurança pública é de responsabilidade do governo do estado, o que os postulantes ao executivo municipal têm a apresentar a população nos seus “planos de governo”? Seria uma ótima bandeira de campanha para atrair voto de um povo tão desacreditado com a nossa política atual!

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

POLÍCIA Suposto acerto de contas faz mais uma vítima em Pirabas



Reprodução via WhatsApp

Um homicídio foi registrado na manhã desta quarta-feira (06) na rua Canavial, no bairro da Piracema, periferia da sede do município de São João de Pirabas. O homem que atendia pelo nome José Roberto Moraes (43) foi alvejado com tiros na cabeça por volta das 6h00 desta manhã, às proximidades do rio Canavial, quando a polícia iniciou as primeiras ações em busca dos autores do crime. A hipótese é que o crime tenha haver com suposto acerto de contas.

As informações são da GCM SJP