quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Audiência. Conselho da Resex aprova inclusão do Bom Intento.
















O conselho comunitário e o conselho deliberativo da reserva marinha Xocoaré-Matogrosso, aprovaram por unanimidade a inclusão das vilas de Bom Intento, Trevo, Água Boa e Jararaca em São João de Pirabas à resex sediada na vila de Pedrinhas, município de Santarém – Novo.
A decisão foi tomada em audiência pública realizada na manhã de terça (08), no salão da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na sede do município de Santarém-Novo. A audiência foi conduzida pela representante do instituto Chico Mendes (ICMbio), Juliana Araújo, que na ocasião substituiu a gestora titular da unidade, Sílvia Galupo.
Na assembléia deliberativa, todos os conselheiros comunitários recomendaram ao conselho deliberativo, formado por membros do poder público e sociedade civil organizada, a inclusão das comunidades de São João de Pirabas, que na época da criação da reserva, não foram incluídas na área de abrangência da unidade de conservação por motivação política; o que segundo Luís Araújo Rodrigues, presidente da associação dos moradores, agricultores e extrativistas do Bom Intento, prejudicou as atividades econômicas e comprometeu o sustento de dezenas de famílias que dependem do rio para pescar. “Como é que podemos ser clandestinos num rio que também é nosso por natureza?” – questionava o líder comunitário sempre que participava das discussões nos fóruns pró-inclusão ou criação de uma nova reserva.
A audiência foi a última etapa do processo de inclusão, que iniciou no ano de 2007 com a realização de audiências públicas e a elaboração do inventário biológico e socioeconômico que subsidiaram os estudos de viabilidade para a inserção das localidades em questão. Em votação aberta, todos os membros do conselho deliberativo aprovaram a proposta de inclusão, que será encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente, a quem compete o parecer final.
A decisão favorável às comunidades pirabenses foi muito comemorada pelos moradores, que passarão a usufruir dos recursos da reserva marinha dentro da legalidade. Apesar da solidariedade dos integrantes do conselho (deliberativo e comunitário), todos foram unânimes ao enfatizar os deveres e o compromisso socioambiental dos novos usuários da unidade de conservação. “É um voto de confiança, temos certeza que nossos irmãos do Bom Intento e demais comunidades saberão honrar esse pacto pela preservação do ambiente onde vivemos” disse o presidente da associação de usuários da reserva, Luís Carlos Araújo.
A reserva marinha Xocoaré-Matogrosso é a menor unidade de conservação do estado, ocupando uma área de 3.000 hec; e atualmente abrange as comunidades de Bacuriteua, Santo Antonio, Trombetas, Santarém-Novo, Pacujá, Pedrinhas, Pirateua, Peri-Mirim, Faustina, Xacoaré, Brasileiro e Fortaleza. A pesca e a coleta do caranguejo são as principais atividades na resex, situada em área limítrofe dos municípios de Maracanã, Santarém-Novo e São João de Pirabas.
O prefeito Cláudio Barroso, a vereadora Aranildes Costa (PT), o secretário de meio ambiente Alan Amorim e o representante do escritório local da Emater, Jorge Raposo, participaram das discussões da assembléia, que também contou com a presença do prefeito anfritrião, Pedro Japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.