sexta-feira, 5 de junho de 2020

CORONAVIRUS. Prefeitura de Pirabas apresenta protocolo sanitário e normas para o funcionamento de igrejas.


Lideranças religiosas estiveram reunidas no final da tarde de quinta-feira (04) para discutir com a gestão municipal sobre o retorno gradual das atividades litúrgicas nos templos no município de São João de Pirabas.



O secretário de saúde Júlio Guimarães, acompanhado da diretora da secretaria municipal de administração, Mayra Thaila, apresentaram aos pastores e ao pároco local a atual situação em que se encontra o município de Pirabas em relação à evolução da pandemia e a resposta do sistema de saúde no tratamento das pessoas infectadas pelo coronavírus. Mencionando dados da SESPA e da SEGUP os técnicos informaram aos líderes que o município que integra a região dos Caetés é considerado como bandeira vermelha, com o reconhecimento de alta taxa de transmissão e baixa capacidade de tratamento, e que após o Lockdown, o município que chegou a 58.2% de isolamento social, apresentou um queda vertiginosa para a casa dos 30%.

Por conta desses índices e mediante a edição do decreto nº 800/2020 do governo do estado, publicado no último dia 31, a gestão municipal da mesma forma como vem dialogando com todos os setores, convocou a igreja católica e representantes do segmento evangélico para deliberarem sobre o artigo 13º do decreto, uma vez que o documento limita o número de fieis nos templos à 10 pessoas, entre outras condicionantes. Na oportunidade também foi apresentado aos líderes um protocolo sanitário e administrativo com as medidas a serem tomadas pelas igrejas.

Ao se manifestar o padre Rosileno Garcia mostrou-se preocupado com o avanço da pandemia, e disse que “achava prematura a decisão de encher as igrejas” no presente momento, ressaltando a importância da adoção das normas sanitárias. Ainda segundo o pároco, as “lives” nas redes sociais tem sido uma ferramenta eficaz para alcançar os fieis.

No geral, os pastores concordaram com as medidas apresentadas no protocolo, com alguns afirmando que tais ações já estariam sendo efetivadas em suas igrejas. No tocante ao número de pessoas durante as celebrações, os líderes evangélicos solicitaram uma flexibilização das normas, argumentando que teriam dificuldades no controle dos fieis que desejam frequentar os cultos. Entre as propostas houve até pedidos de liberação para a realização de cultos ao ar livre, o que foi negado pela gestão.

Ao final da reunião, ficou acordado consensualmente com os líderes a presença de até 15 pessoas por evento, permitindo assim a inserção de mais cinco pessoas, estas ligadas à condução da parte litúrgica como dirigentes, músicos, preletores etc... Outro ponto também comemorado pelas lideranças foi a possibilidade de realização dos cultos e missas a qualquer hora do dia, desde que não ultrapasse as 21h00, com cada evento tendo a duração de 90 minutos.
A líder da IEQ em Pirabas, pastora Márcia de Oliveira, parabenizou a iniciativa da gestão pela preocupação em orientar o funcionamento das igrejas. Segundo a diretora da SEMED Mayra Thaila, todas as igrejas no município serão comunicadas da decisão.

Participaram da reunião o padre Rosileno Garcia, os pastores Daniel Ferreira (COMIEADEPA), Divaldo Lisboa (AD Ig. Mãe), João e Edna Ferreira (AD Anápolis), Márcia de Oliveira (IEQ), Diaconisa Justina Matos (AD Madureira), Diácono Deyvison Brito (AD Missões), Samuel Lisboa (AD Peniel) e Walace Vieira (IURD).
  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.