segunda-feira, 23 de agosto de 2021

NATUREZA E AVENTURA NAS TRILHAS DE PIRABAS

Percurso com cerca de 45 km foi o obstáculo superado pelos mais de 200 ciclistas que participaram da segunda trilha de Pirabas, realizada pela equipe “guerreiros do pedal”, no último domingo (22).



O ponto de encontro dos aventureiros aconteceu no Sítio Ecológico do Pitiú, na vila dos Miritis, de onde saíram até orla da cidade, numa volta de apresentação para comemorar o dia alusivo ao ciclista, ocorrido no último dia 19, e com objetivo de chamar a atenção da sociedade para a prática da modalidade esportiva.



A aventura propriamente dita teve início com a travessia de barco até o porto do padre, na margem oposta do rio Pirabas. A partir deste ponto, homens, mulheres e bicicletas enfrentaram as adversidades do terreno de mangue, mata fechada, igarapés e as intempéries do tempo – o forte calor e a umidade.




No percurso os ciclistas conheceram a região dos campos, semelhantes aos famosos campos de Bragança, às proximidades da comunidade de Campo do Sal, onde os atletas tiveram um tempo para reidratação. Na sequência, os ciclistas enfrentaram uma trilha de mata fechada até o primeiro ponto de apoio, na  localidade de Pariquís.



Após essa rápida parada programada, a trilha continuou em mata fechada até a vila do Patauá, para mais um momento de relaxamento e hidratação no balneário local. Deste ponto os aventureiros do pedal continuaram o percurso em contato com a natureza, passando túneis formado pela vegetação, ramais, ladeiras e igarapés até a PA 440, na curva do Paturí, de onde retornaram para o sitio ecológico do Pitiú.


Todo o percurso, segundo a organização, foi concluído em 3 horas.

Ciclistas de Bragança, Capanema, Ourém, Igarapé-Açú, Salinópolis, Santa Maria do Pará, Belém, Augusto Correa, Castanhal, Primavera, Quatipuru, Peixe-Boi e Capitão-Poço confirmaram presença no evento.

Para a funcionária pública Mayra Thayla, “no primeiro momento só pensava em chegar viva", brinca... "a superação do limite físico e o contato com a natureza tornaram a experiência inesquecível” diz a participante.

Mayra Thayla em sua primeira trilha


A modalidade esportiva de aventura e lazer tem ganhado notoriedade nos municípios da região e cada vez mais adeptos interessados em manter a saúde do corpo e da mente associado ao contato com a natureza.

A trilha ciclística de Pirabas é uma organização da equipe “Guerreiros do pedal”.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.