sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Escola Estadual Dom Bosco, em Salinópolis, é interditada após vistoria do MPPA e Corpo de Bombeiros

 

Salinópolis 14/08/25 11:00

 

Na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Bosco foi interditada após uma vistoria técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, em conjunto com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).


A ação contou com a presença da 1ª promotora de Justiça titular de Salinópolis, Maria Cláudia Gadelha Vitorino. A medida, realizada após a denúncia do Conselho Escolar, foi motivada por graves irregularidades estruturais e de segurança identificadas no prédio da escola, que colocam em risco a integridade física de alunos, professores e demais profissionais.


Durante a vistoria, foram constatadas como irregularidades críticas a inexistência de saídas de emergência ou desconformidade com as normas técnicas; falta de sinalização e iluminação de emergência nas áreas de evacuação; e a iminência de colapso estrutural, conforme apontado no laudo do Corpo de Bombeiros.


A promotora de Justiça relatou que a vistoria foi realizada após o recebimento de um Auto de Interdição Parcial, expedido anteriormente pelos Bombeiros. Durante a inspeção, tais problemas foram confirmados in loco, sendo visíveis rachaduras e fissuras nas paredes e pisos, com aberturas significativas que comprometem a segurança e a saúde de todos que estudam e trabalham no local.


A Promotoria segue acompanhando a situação e deve adotar as medidas cabíveis com base nas irregularidades constatadas.

Texto: Lívia Leoni/Ascom

 

 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

No aniversário do Calça Curta, Regata de canoa a vela atrai grande público à orla de Pirabas

Os apaixonados pela porfia de canoas participaram com muito entusiasmo da Regata promovida pela Colônia de Pescadores Z-08 em comemoração ao aniversário do calça curta, como é chamado o ex prefeito Cláudio Barroso, na última terça (05).


A população pirabense e de cidades vizinhas compareceram em massa ao complexo Maria Pajé para prestigiar o evento esportivo mais antigo praticado nas águas dos rios que banham a sede do município, como mostra o jornal O Pará, publicado em 06/11/1898.


disponível em:https://hemeroteca-pdf.bn.gov.br/.../per306223_1898_00292...

A programação da Colônia Z-08 resgata uma tradição entre a comunidade pesqueira da microrregião do salgado, que estava há um bom tempo fora do calendário esportivo municipal. A competição que exige conhecimento, técnica e força física dos atletas que competem na canoa à vela reuniu equipes em três categorias que foram vencidas por canoas da vizinha Boa Vista-Quatipuru. Confira o pódium:

3ª Categoria: Tô chegando

2ª Categoria: Danadinha

1ª Categoria: Preciosa

Pela primeira vez na porfia foram admitidas canoas à remo, competição vencida no masculino pela Canoa “Goteirinha”, equipe do Dico Cabeludo, seguido da canoa “Saracura” da equipe do Gato Preto; no feminino a vencedora foi a equipe da Ana Faqueira, na canoa “Pai e Mãe”.

Na porfia entre rabetas de até 6.5 HP, a canoa “Cupu” da equipe de Jadson Fonseca, da vila do Ilário foi a grande vencedora, seguida da canoa “Menina Mayara” sob comando de Ricão, da vila Boa Esperança.

A programação festiva contou com música regional ao som do carimbó do grupo Mãe Maria, bingo, premiações e distribuição de cestas básicas aos pescadores afiliados à colônia.


A regata a vela é uma tradição esportiva secular, transmitida entre as sucessivas gerações de pescadores em todo o litoral paraense. Para que essa tradição não seja prejudicada pela falta de competições no calendário local, a comunidade pesqueira propõe que a porfia aconteça com maior frequência, na forma de circuito, como acontece em cidades vizinhas.  

Em seu discurso de agradecimento Cláudio Barroso se comprometeu em incluir nas programações da Colônia de pescadores Z-8 a porfia de canoas, reconhecendo o grande apreço que a comunidade pesqueira e a sociedade em geral tem pela tradicional Regata praticada pelos pescadores pirabenses desde o final do século XIX.

 

 

Imagens: Portal Primavera

Colaboração: Artur Fernandes - Historiador

Fonte: Jornal O Pará, Ed. nº 292, p.3disponível em:https://hemeroteca-pdf.bn.gov.br/.../per306223_1898_00292... ().