quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Momento do Círio 2011




Descontentes com os altos impostos cobrados sobre o pescado e o abuso de poder praticado pela Capitania dos Portos, pescadores da baia de Inajá e de outras áreas pesqueiras, rebelam-se contra a autoridade do Major Siqueira Campos, então presidente da Colônia dos Pescadores. O movimento deflagra uma onda de violência, colocando pescadores e autoridades em animosidade. O clima de antagonismo entre as partes, por pouco, não resultou na morte de Siqueira Campos, que se fingiu de morto para não perecer nas mãos dos revoltosos.
Como consequência, a revolta gerou grande instabilidade na então vila de São João de Pirabas e demais comunidades pesqueiras. Temendo uma reação mais enérgica por parte das autoridades com prisões e espólio dos parcos bens dos pescadores, assim como a iminente explosão de um novo conflito, uma atitude de fé muda o curso da história. Devota de Nossa Senhora de Nazaré, Percília Nogueira Batista se compromete então, em realizar uma procissão em louvor à Rainha da Amazônia, caso o triste episódio da colônia dos pescadores não se repetisse.
É nesse clima de tensão e incertezas que no ano de 1942 nasce a maior Festa religiosa de São João de Pirabas. 30 de outubro, Círio de Nazaré, a festa do povo pirabense!
SERVIÇO: A comunidade católica de São João de Pirabas inicia os preparativos para a celebração da quadra Nazarena. A programação litúrgica da 69ª edição da maior festa religiosa do município terá início às 7 horas do dia 28, com romaria rodoviária que percorrerá as comunidades rurais às margens da PA 440, 124 (no sentido Salinas) e ramal Aimorés-Boa Esperança até a comunidade do Hilário. Na manhã do dia 29, o retorno da imagem peregrina à sede do município será feito em romaria fluvial pela foz do rio Pirabas, com chegada ao trapiche da orla da cidade, onde será recebida pelos mototaxistas que sairão em moto-romaria de curto percurso pelas ruas da cidade velha até à igreja Matriz. À noite, já na berlinda, a imagem será trasladada para a Igreja de São Pedro, local de onde inicia a tradicional procissão do Círio, na manhã de domingo, 30. Os fiéis acompanharão a imagem da Rainha da Amazônia pelas principais ruas da cidade perfazendo uma distância de 2,9 km até a igreja Matriz para a celebração da missa do Círio, um dos momentos de maior emoção para os fiéis, quando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré será erguida pelas autoridades eclesiásticas em sinal de bênçãos ao povo pirabense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.