domingo, 30 de outubro de 2011

Pirabas. Multidão sai às ruas em Louvor à Nossa Senhora de Nazaré.




Uma multidão de fiéis católicos devotos de Nossa Senhora de Nazaré tomaram as ruas da cidade de São João de Pirabas na manhã de domingo para celebrar a maior festa religiosa do município localizado no litoral do nordeste paraense.
No ano em que se comemora a 69ª edição do Círio, aproximadamente 7 mil pessoas participaram da procissão matinal que conduziu a imagem de volta à igreja de São João Batista, logo após a caminhada de um pouco mais de 2,5 km, concluída em 2 h e 30 minutos. No decorrer do percurso, várias homenagens foram feitas à Virgem de Nazaré, com as tradicionais paradas da berlinda, momentos em que funcionários das repartições públicas e famílias tradicionais dedicam canções, coreografias e chuva de papéis picados em louvor a imagem peregrina.
Na penúltima parada da berlinda, que todos os anos acontece em frente à colônia dos pescadores, os fiéis relembraram a história do evento que teve início em 10 de outubro de 1942, após um grave conflito entre pescadores e o oficial Siqueira Campos, então presidente da colônia. Segundo informações oficiais da paróquia, naquela ocasião, pescadores se rebelaram contra as atitudes arbitrárias de Campos, como a proibição do direito de pescar para os que não aceitavam pagar as altas taxas cobradas pela colônia. Nesse conflito, Campos foi gravemente ferido e levado às pressas para a capital, gerando um clima de incertezas para a comunidade pesqueira. Foi nesse clima de tensão que Percília Nogueira Batista suplicou à Virgem para que o conflito terminasse. Prece atendida, foi então que Percília e outros comunitários organizaram a primeira procissão do Círio em Pirabas.
A imagem de Nossa Senhora conduzida por uma berlinda em formato de um pequeno navio, ao adentrar a praça da Matriz foi recebida pelo pároco José Nunes e por Dom Carlos verzeletti, bispo da diocese de castanhal, que abençoou os romeiros erguendo a imagem peregrina em direção a multidão que se aglomerava em frente ao templo para prestigiar os últimos momentos da santa imagem antes da missa do Círio, celebração que encerrou a principal manifestação de fé da quadra nazarena no município.
ASCOMPIRABAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.