terça-feira, 24 de abril de 2012

Comunidade estudantil apóia criação de Resex

Com o objetivo de envolver o segmento estudantil pirabense na discussão sobre o projeto de criação da unidade de conservação abrangendo áreas pertencentes aos municípios de Salinópolis, São João de Pirabas, Quatipuru e Primavera, a comissão pró-Resex com apoio da secretaria municipal de meio ambiente realizou na noite de quarta-feira (18/04), uma audiência pública com alunos da escola Guajarina Menezes Silva.
 Na plenária realizada na quadra de esportes da escola, os estudantes conheceram alguns aspectos das leis que regulamentam a política de preservação ambiental prevista na constituição de 1988, com ênfase no sistema nacional de unidade de conservação, onde está incluído o modelo de reserva extrativista marinha, que vem sendo amplamente discutido pelo poder público e sociedade civil visando a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais da região, principalmente as áreas de manguezais nos quatro municípios limítrofes. Com duração de pouco mais de uma hora, alunos, professores e técnicos tomaram conhecimento do projeto de criação da reserva extrativista marinha, seus aspectos naturais, conceito e forma administrativa.
Segundo Alan Amorim, secretário municipal de meio ambiente, a consulta faz parte do processo de mobilização que está sendo realizado para saber se as comunidades que pertencerão à Resex (caso aprovada) aceitam a criação desse modelo de unidade de conservação. “A audiência como instrumento de consulta popular não poderia deixar de fora desse processo, uma parcela significativa da população local, como é o caso da comunidade estudantil, uma vez que muitos alunos são filhos de famílias que vivem da pesca, da extração do caranguejo, mexilhão, entre outros mariscos” – afirmou o gestor.
Após as apresentações técnicas, com exposição de mapas das áreas que formarão a Resex, a plenária por unanimidade votou favorável ao projeto de criação da reserva extrativista marinha. A reunião que contou com a participação de 150 alunos foi acompanhada pelo vereador Augusto Silva e Paulo Fernandes, presidente da colônia de pescadores de Primavera; Alan Amorim, secretário de meio ambiente e Lúcia Mercês, vice prefeita de Pirabas; Sr. Haroldo representou o Conselho Nacional de Seringueiros; além dos membros da comissão pró-Resex local composta por representantes da sociedade civil e poder público.
Em Pirabas a próxima audiência está sendo programada para o distrito de Japerica.
Sugestão:  Como sugestão para o nome da Resex, a comissão pro-Resex/Pirabas apresentará como proposta o nome "Virianduba". Termo indígena do tupi-guarani que quer dizer berçário de aves.

Um comentário:

  1. Paulinho, avisa quando vai acontecer a próxima audiência, sou de Primavera e gostaria muito de participar.

    eluisglim@gmail.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.