terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sustentabilidade


ONG de Pirabas promove cursos e oficinas de olho na preservação ambiental.
Estimular práticas que ajudem a reduzir a poluição ambiental, aliada à produção artesanal como alternativa de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social a partir do reaproveitamento de materiais que, após o consumo, teriam como destino as ruas e lixões, são apenas algumas metas a serem alcançadas pela Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental da Microrregião do Salgado, a ASDECAM.
A entidade fundada no início do ano por um grupo de artesãos do município já vem realizando várias oficinas com vistas ao aprimoramento dos profissionais e aprendizes que frequentam a sede da associação. Foi o que aconteceu nos dias 10 e 11/11 (sábado e domingo) quando a entidade promoveu uma oficina de 16 h/a para atender 15 artesãos com aulas sobre confecção de arranjos natalinos, ministrada pela instrutora Marina Cardoso, de Belém.
Segundo a coordenadora de projetos da Asdecam, a professora de ciências naturais Carmem Ceres Araújo, a intenção no primeiro momento é formar multiplicadores para desenvolver as ações da ONG junto à comunidade. “Pretendemos agregar um bom número de pessoas que já trabalham com diversos tipos de artesanatos ou outros ‘saberes e fazeres’, capacitá-las e, assim, repassar esses conhecimentos para as nossas comunidades, no intuito de minimizar os impactos dos resíduos sólidos no meio ambiente”.
Antes mesmo de tornar-se entidade, o grupo liderado por Carmem Ceres conta no currículo com vários trabalhos realizados, entres destacam-se os bonecos e árvores confeccionados com garrafas pet’s que enfeitaram a paisagem das praças do centro da cidade, por ocasião da quadra natalina no ano passado.
Além das oficinas com materiais pet, o artesanato feito com jornais e latinhas de cerveja também tem sido muito solicitado. Peças como chapéus, cestos, baús e porta-objetos tem ajudado na renda extra dos artesãos e nas despesas de legalização da associação, que constantemente vem sendo procurada por um público de diferente faixa etária, interessado em aprender ou repassar experiências. Experiências estas que também estão sendo levadas para a zona rural através de oficinas, geralmente realizada em eventos.  Para o primeiro trimestre de 2013 a Asdecam ofertará o curso de customização de roupas.
Atualmente a Asdecam conta com um quadro de 50 associados, funcionando provisoriamente na residência da professora Carmem Ceres, onde também funciona o posto de coleta de materiais recicláveis.

Serviço: O lixo produzido no seu lar é matéria prima para os nossos artesãos. Separe o seu lixo e chame nossa equipe.
ASDECAM - Contatos: 9964-1860
Av. São Pedro, s/nº - Piracema, São João de Pirabas/PA. Prox à estância do prefeitinho.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.