quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasilidade.

Um sentimento de unidade como pátria de um gigante chamado Brasil.

Avenida Plácido Nascimento enfeitada para a copa
Chegou o grande dia! A tão esperada estreia da seleção brasileira de futebol no maior evento esportivo do planeta, a copa do mundo. Dessa vez aqui na nossa casa, na casa do futebol mundial.

Entre os prós e os contras, em meio a protestos e contestações de todas as partes e por diversos motivos, um dos maiores patrimônios culturais deste país, se não o maior, volta a unir uma nação gigantesca de contrastes regionais e diferentes realidades sociais. Estas latentes, mas nem por isso, deixamos de ser brasileiros. É bem verdade que não somos os melhores exemplos de patriotismo (sobre isso, é chato dizer, mas, ainda temos muito o que aprender com os nossos “hermanos”, nossos maiores rivais). Agora, o que ninguém pode duvidar, é daquilo que chamamos “sentimento de pertencimento” – a nossa brasilidade!

Poderíamos sim ter outros ícones que traduzissem esse sentimento, mas enquanto não ostentamos os melhores índices em educação e cultura, por exemplo, cabe a seleção canarinha o poder de evidenciar em cada um de nós o orgulho de sermos brasileiros, independentemente dos problemas que nos afligem. Esse sentimento de brasilidade, que parece ficar muito mais evidente nesse período, revela nossa unidade, algo que faltou à vida político-administrativa de nosso primeiro adversário, quando fazia parte da grande Iugoslávia, que se viu mergulhada em uma sangrenta guerra civil por motivações étnicas.

Apesar das nossas diferenças, sejam elas culturais ou sociais, conseguimos nos identificar com o verde amarelo que tremula em nossa bandeira. Um sentimento que mantém unidos brasileiros de diferentes brasis. O índio na imensidão dos rios e florestas da Amazônia, o caboclo nos campos do Marajó ou o bravo pescador do salgado; o negro com seu gingado de capoeira no pelourinho, o sertanejo cabra da peste nas áridas terras de lampião, o vaqueiro com seu som de berrante a ecoar no pantanal...

Brasileiros. Juntos, somos um só!

Viva uma nação chamada Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.