segunda-feira, 14 de julho de 2014

Religiosidade. 83 anos da chama pentecostal

Comemorações e despedida marcam aniversário da AD em Pirabas

Após as comemorações dos 103 anos das Assembleias de Deus no Brasil, ocorrido no mês de junho passado, foi a vez da comunidade assembleiana em Pirabas comemorar os 83 anos da doutrina pentecostal na sede do município.

História

Segundo a versão aceita como a oficial, no ano de 1931, vindos da localidade de Pariquis, um pequeno grupo de irmãos reuniram-se no sítio “Bom Intento”, atual vila Proévia, onde pela primeira vez o evangelho trazido pelos missionários suecos Vingren e Berg alcançou os moradores da então vila de São João de Pirabas, na época, município de Maracanã.

O local foi estrategicamente escolhido para não chamar a atenção dos religiosos mais exaltados, que não aceitavam a pregação de outra doutrina diferente da fé católica na vila. A primeira família a se converter foi a do lavrador Felipe Paixão, e dias depois os irmãos Lima converteram-se também ao evangelho com bases pentecostais.

Comemorações  

EBF

A grande festa pela passagem do aniversário da igreja teve início na noite quarta-feira, 16, quando na mesma oportunidade, o departamento infantil encerrava as atividades da escola bíblica de férias, que este ano alcançou 600 crianças, tendo como tema “criança que adora através da música”. Na congregação Betel, localizada numa área periférica da cidade conhecida como ponta do garfo, o casal de dirigentes Ana Cláudia e Isaias Martins, com a cooperação de outros irmãos que frequentam a denominação desenvolveram várias dinâmicas e atividades lúdicas, além de trabalhos de colagem, pintura facial e serviço de manicure às crianças.

Na noite de quinta-feira, 17, foi a vez dos obreiros dedicarem culto a Deus pelo trabalho desempenhado junto ao ministério local. Na noite seguinte, as irmãs do círculo  de oração e o departamento de mocidade foram os responsáveis pela celebração do culto que teve como pregador o Pastor Mauro Fonseca.

O culto ao ar livre na feira bacurau, no período da manhã de sábado marcou o início de mais um dia de festa para os pentecostais. Organizados por departamentos, os fiéis saíram em passeata pelas ruas da cidade proclamando as boas novas de salvação entoando hinos clássicos da harpa cristã e convidando a sociedade em geral para o grande culto de encerramento da programação dos 83 anos da Assembleia de Deus em Pirabas.

Durante o culto de encerramento da programação, mais de 400 pessoas receberam os certificados de conclusão dos cursos de discipulado I e II. Outro ponto marcante na cerimônia do culto realizado no Templo Central foi a consagração dos projetos de musicalização da igreja, como o grupo de percussão “As Guerreiras na Fé” e a banda de sopro. O conferencista internacional, Pastor Dilson Alecrim foi o convidado da noite para proferir a pregação do evangelho.

POSSE 

O culto também foi a despedida do Pastor Paulo Sérgio Cabral, que pós 4 anos e 6 meses à frente da AD em Pirabas, será substituído pelo Pastor Luiz Alves, este vindo de Nova Timboteua; enquanto PS Cabral assume a igreja de Soure, no arquipélago do Marajó.

 

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.