sexta-feira, 24 de novembro de 2017

FraterNatal. Projeto do Instituto Remar tem participação de alunos da escola Francisco Nunes.

Alunos de uma das equipes do projeto na confecção dos ornamentos
Natal chegando e muitos municípios brasileiros começam colorir e a enfeitar suas ruas e praças para receber as festas do período natalino mudando a paisagem e deixando o clima de fraternidade cristã mais evidente, enchendo o ar de bons sentimentos altruístas.
Para celebrar a mais importante data da cristandade, unindo o sentimento de fraternidade e consciência ambiental, alunos da escola Francisco Nunes iniciaram os trabalhos de coleta e seleção de materiais “pet” para a construção da árvore de natal que será integrada à paisagem da praça da Bandeira durante as comemorações natalinas.
A confecção da decoração natalina faz parte do projeto denominado FraterNatal, que tem o apoio da prefeitura municipal através da secretaria municipal de meio ambiente - SEMMA, com recursos do fundo do conselho de meio ambiente - COMDEMA, que destinou recursos para execução de projetos de cunho ambiental apresentado por organizações da sociedade civil, tendo o Instituto Remar como um dos contemplados.
Materiais sendo confeccionados por alunos do ensino médio
A atividade que envolve alunos do ensino médio é uma proposta extraclasse da educadora Carmem Ceres, professora de Ciências, que destaca a importância da participação dos alunos em iniciativas fora do ambiente escolar para o desenvolvimento do docente em vários aspectos. “despertar a consciência ambiental do aluno, fazendo-o entender que esses materiais ao invés de poluir o meio ambiente, podem ter outra destinação como a reciclagem ou reaproveitamento até mesmo para fins econômicos, é apenas uma das metas”, ressalta a educadora que também é gestora da entidade que coordena o projeto. Além do aspecto ambiental, a educadora também identifica outras características, como o senso de responsabilidade, organização, espirito de equipe e, principalmente, a liderança de alguns alunos.
Cenógrafo Cleber com alunos em oficina do projeto FraterNatal
Antes da culminância, os alunos participam de oficinas sob a instrução do cenógrafo Cleber Nascimento, que já coordenou trabalhos desse tipo em vários municípios paraenses e cursos ministrados no SENAR, SESC, Fundação Curro Velho entre outras. Essa será a primeira vez que o artista apresentará o projeto no município.     



    




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.