domingo, 25 de agosto de 2019

Adeus à Celso Leite

No panteão dos profissionais que me influenciaram a gostar do rádio, está ele, Celso Leite, uma verdadeira lenda do rádio no interior do nordeste paraense.
Três décadas dedicadas ao rádio bragantino.
Conheci o Celso ainda na infância, ou melhor, a sua voz. Era a voz que ecoava nos lares pirabenses. E como qualquer um amante do rádio, idealizava a sua fisionomia... como seria o dono daquela voz?. Todas as manhãs sintonizava o velho motorádio na Educadora 1390 AM, já que a disputa pela audiência com a Clube e a Marajoara era acirrada, mas no horário do Celso, ele era imbatível. E aquela comunicação alegre, descontraída e bem informativa marcaria a minha infância pro resto da vida.
Passaram-se os anos e numa certa tarde, já residindo na pérola do Caeté, no final de uma aula a atmosfera do rádio resolveu me presentear. No meio do bate-papo com o dono da casa (que era tio do Celso) com quem conversava degustando um café com tapioca, surgiu uma pessoa de estatura mediana, simples e muito educado. Era ele, Celso Leite, "o babá da galera", o cara que alegrava as minhas manhãs quando ainda era um garotinho! Minha satisfação foi tão grande que não deu pra esconder a euforia em conhecer aquele comunicador, agora recém eleito prefeito de Bragança. Sensível a minha admiração infantil, Celso me foi muito atencioso, como lhe era peculiar.
Ao conversarmos por longas horas sobre politica, literatura, cultura e claro, sobre o futebol, Celso despediu-se com um caloroso abraço dizendo: "professor! seja bem vindo à bragantinidade".
A alegria foi a de um menino, do menino que acabara de realizar o sonho de conhecer quem e como era o dono daquela voz do outro lado do rádio...
Descanse em paz querido Celso Leite! Os amantes do rádio ficam órfãos de suas crônicas, seus comentários, a sua opinião sempre bem fundamentada...

Celso Orlando da Silva Leite

* 01 de novembro de 1958

+24 de agosto de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.