sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Apipará 2012. “Profissionalização e sustentabilidade”

Produtores de todo o estado se encontram em Pirabas para discutir a cadeia produtiva do mel.

Autoridades políticas e produtores de mel do estado do Pará e de mais quatro unidades da federação participaram na noite de quinta (07/12) da solenidade de abertura da 11ª edição do Apipará, o maior evento da apicultura e da meliponicultura da Amazônia.
O evento que aconteceu no complexo cultural Maria Pajé, na orla da cidade, contou com a presença de várias caravanas vindas de diferentes regiões do Pará e dos estados do Amazonas, Piauí, Amapá e Maranhão.

Durante os quatros dias de programação organizada pela Fapic, CBA e prefeitura municipal de São João de Pirabas, os produtores terão como atividades várias conferências, palestras, oficinas técnicas, exposições de produtos, ofertas de serviços, atividades esportivas, turísticas e atrações culturais. Dentro do evento acontece também o 11º congresso paraense de apicultura e meliponicultura, o 3º seminário de apicultura e meliponicultura da região dos Caetés e a 1ª feira do mel do município.
Na solenidade de abertura do Apipará, o presidente da Fapic (federação das associações de apicultores do estado do Pará) Gerson Moraes, recebeu várias autoridades políticas e diretores de instituições e órgãos de apoio à cadeia produtiva do mel, entre eles o prefeito de Pirabas Cláudio Barroso, o deputado estadual Valdir Ganzer, a prefeita eleita de Augusto Corrêa Romana Reis e o coordenador regional da Emater Capanema Jorge Eiras.
Em seu discurso, o deputado Valdir Ganzer (PT), ligado ao setor produtivo da agricultura familiar, elogiou o evento e frisou a importância da atividade apícola como alternativa de renda para os pequenos produtores, principalmente para as novas gerações. “Se o campo não der renda, nossos jovens não vão mais ficar na roça; por isso temos que criar condições favoráveis para que o homem do campo produza”.
Após dar as boas vindas aos congressistas, o prefeito Cláudio Barroso falou da atual situação dos produtores com a inserção do mel na merenda escolar, e anunciou o repasse do entreposto do mel, no km 40, para a administração dos produtores. “Hoje reconhecemos a importância que a apicultura tem para a economia do município, e nossa gestão tem o compromisso de apoiar este segmento que tem sido uma das alternativas de renda para muitas famílias pirabenses” – disse o prefeito na abertura da solenidade.   
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.