terça-feira, 18 de junho de 2013

Educação Superior

Em audiência pública UFPA apresenta projeto para a implantação da UFNEPA tendo Bragança como sede.

Acadêmicos, professores, políticos e sociedade lotaram o gi
násio para conhecer projeto de implantação da UFNEPA
Foto: Anderson Cavalcante
Atendendo a requerimento do vereador Nonato Ceará, a Universidade Federal do Pará, em audiência realizada na tarde de segunda-feira (17), em Bragança, apresentou o projeto de implantação da Universidade Federal do Nordeste do Pará, a UFNEPA.
Milhares de alunos foram ao ginásio poliesportivo Dom Elizeu Maria Corolli para acompanhar a solenidade que contou com a presença de várias autoridades políticas do estado e da região nordeste, como gesto de apoio a criação da unidade de ensino superior, a exemplo do que aconteceu nas demais regiões do estado.
Horácio Shineider, vice reitor da UFPA, fez uma breve apresentação de como funcionará a nova universidade federal pública do estado, detalhando sua estrutura e logística para a sua implantação. Segundo o projeto apresentado por Shineider, a nova universidade abrangeria os atuais campis de Viseu, Capitão Poço e Capanema, que são vinculados ao campus de Bragança. O município de Viseu, pela proposta, seria contemplado com os cursos da área petrolífera; Capitão Poço, por sua vocação para as atividades do campo ficaria com os cursos de ciências agrárias e florestais; Capanema seria a sede dos cursos das áreas de ciências sociais e econômicas; e em Bragança, seria implantado o maior número de núcleos acadêmicos: saúde, educação, letras e comunicação, tecnologia (engenharias), filosofia e ciências humanas, biodiversidade, ciências exatas e naturais, arte e direito. Os investimentos para a implantação da UFNEPA estão orçados em 900 milhões de reais.
Na audiência, o prefeito Nelson Magalhães e o bispo da diocese de Bragança, D. Luís Fernando, entregaram a documentação da área doada pela diocese onde será construída a sede do campus, ao reitor Carlos Maneschi.
Pe. Nelson Magalhães, prefeito de Bragança, entregou ao rei
tor Carlos Maneschi o documento da área onde será construi
do o campus da nova universidade. Foto: Anderson Cavalcante
Em seu pronunciamento, o reitor ratificou que o projeto da UFPA considera a cidade de Bragança como sede da nova universidade, uma vez que todas as duas recém-criadas universidades no Pará, foram desmembradas dos campus consolidados da UFPA no interior do estado. “Não haja dúvida qual projeto a UFPA vai defender quando for ouvida” – disse Maneschi, que ainda conclamou a toda sociedade do nordeste paraense para que se una no propósito de convencer o MEC da necessidade de implantar a UFNEPA na região.
Uma abaixo-assinado percorrerá a região com o objetivo de recolher mais de 300 mil assinaturas de apoio ao projeto da universidade federal do Pará para a criação da nova instituição pública de ensino superior no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.