sexta-feira, 7 de junho de 2013

Esporte & Educação

Vereadores de Pirabas homenageiam caratecas da associação Zendokan.
Aliar a educação à prática esportiva foi a combinação perfeita para transformar a pequena ilha de Fidel em uma das grandes potências do esporte mundial, pois, Guevara, quando ministro da educação cubana já vislumbrava o bem que essas duas atividades trariam à nação socialista.  Modelo que há muito tempo as autoridades brasileiras já deveriam ter copiado e implantado em nossas escolas.
Atletas da associação Zendokan foram homenageados 
por vereadores

Há dois anos das olimpíadas, e com um atraso de meio século em relação à Cuba, o governo brasileiro só agora oficializa uma política pública para a “garimpagem” de novos talentos para o esporte nacional. Com o programa Atleta na Escola, lançado pelo governo federal através dos ministérios da educação e do esporte, no mês passado, o  governo brasileiro pretende direcionar ações para a formação de atletas de alto rendimento dentro do ambiente escolar.
Levando em consideração que a grande maioria dos atletas de alto rendimento em várias modalidades esportivas, principalmente dos esportes individuais, foram descobertos por acaso, com a institucionalização desse programa, começamos a acreditar que num futuro próximo o Brasil do futebol também irá figurar não só entre os melhores no ranking olímpico, bem como nos índices de educação, que assim como no olímpico, não andam nada bem.  
Se o programa for levado a sério pelos municípios e, principalmente pelos profissionais envolvidos na implantação do programa nas escolas, daremos um salto gigantesco em nossa educação, e de quebra, uma perspectiva a mais de ascensão social para milhares de alunos, que talvez por falta de oportunidade, ainda não revelaram o seu potencial esportivo à nação.
Um bom exemplo do que pode acontecer com a implementação dessa política, foi visto no dia 26 de maio, quando 27 atletas da associação Zendokan, liderados pelo professor Rogério Bartolomeu, faixa preta em karatê e educador da rede municipal, com a participação de 17 alunos da escola do polo Aimorés, conquistaram a primeira colocação geral no campeonato estadual realizado no ginásio Augusto Meira, em Belém. No total, foram 20 medalhas conquistadas, sendo 7 de ouro, 5 de prata e 8 de bronze, nas categorias adulto e infantil.
O resultado foi comemorado com a homenagem aos atletas no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São João de Pirabas, onde receberam o título de Honra ao Mérito, em sessão do último dia 06/07, presidida pelo vereador Tadeu Freitas com a participação dos edis pirabenses e dos vereadores Marcelo Botelho e Wemerson Louro (Salinas) e Gladistone (Santarém Novo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.