segunda-feira, 15 de julho de 2013

Assembleia de Deus em festa

Movimento pentecostal comemora 82 anos em Pirabas. 


Todos os departamentos participaram do Congresso de Mis-
sões, no templo central da AD. Foto: JR Queiroz
A Assembleia de Deus, a mais antiga das igrejas evangélicas do município comemorou seus 82 anos de fundação em terras pirabenses. E para festejar a data, durante o período de 10 a 14 de julho, foi realizado um grande congresso de missões com a participação dos principais departamentos da denominação pentecostal, fundada em 1931.
A programação festiva teve início na quarta-feira 10, com o culto de encerramento da escola bíblica de férias – EBF, que durante as atividades realizadas nas congregações satélites reuniu aproximadamente 250 crianças.  
Na noite de quinta-feira 11, aconteceu a solenidade de formatura da turma do curso básico de teologia, com 33 formandos pela Escola Teológica da Assembleia de Deus do Estado do Pará – ETADEPA.  A turma teve como patrono o presbítero Pedro Silva, que na ocasião, também comemorava 32 anos de serviços prestados ao ministério local.
O culto de sexta-feira, 12, foi dedicado às irmãs do Círculo de Oração, tendo como preletor da noite, o evangelista Petter Pamplona.
Formandos do curso básico de teologia - ETADEPA
O tempo chuvoso retardou a carreata programada para o final da tarde sábado. Assim que o tempo melhorou, já no início da noite, carros e motocicletas saíram do posto fiscal em direção à praça das Bandeiras, no centro da cidade. No templo central, além dos louvores, os fiéis ouviram a mensagem bíblica através da pregação do presbítero Patrício, encerrando a programação festiva de 82 anos da Assembleia de Deus em Pirabas com o congresso de missões, que esse ano teve como tema “Fazendo missões até o arrebatamento”.

História

A mensagem pentecostal chegou a então vila de São João de Pirabas através de um grupo de irmãos vindos do campo de Pariquis, naquela época, um dos principais aglomerados rurais do entorno. Liderados pelo irmão Francisco, conhecido como “Casaco”, os pioneiros, após viajarem de barco e caminharem alguns quilômetros até o sítio “Bom Intento”, nas imediações onde hoje está localizada a vila da Proévia, ministraram o primeiro culto evangélico que se tem notícia.
Seguros de que não seriam importunados pela fúria dos religiosos de Pirabas, os nobres irmãos, movidos pelo poder de Deus e a unção do Espírito Santo, lançaram a palavra de Deus às pessoas que ainda nunca tinham ouvido falar da mensagem do evangelho pleno. Após ouvirem a mensagem: Jesus salva! cura! batiza com o Espírito Santo e que breve voltará, as famílias Paixão e Lima foram as primeiras a experimentarem a graça divina concedida através do sacrifício de Jesus na cruz do calvário, dando início a história da Assembleia de Deus em Pirabas, e assim consolidando o crescimento da obra de Deus fundada pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren no Brasil.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.