quinta-feira, 11 de julho de 2013

Morte de Édem Cruz deixa cidade em clima de comoção.

Édem Cruz. Em sessão especial vereadores despediram-se do colega parlamentar.  


Wilson Cruz, emociona vereadores ao falar do idealismo do

 irmão. Fotos: JR Queiroz
Um longo e sonoro aplauso ecoou anunciando a chegada do corpo de Edem Cruz Dias ao prédio da Câmara Municipal de Vereadores de São João de Pirabas. Vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e populares se concentraram na entrada da sede do poder legislativo para prestar a última homenagem ao jovem parlamentar falecido no final da tarde de segunda-feira (09), vítima de acidente automobilístico na PA 124 às proximidades da vila do Cruzeiro.
A sessão solene de corpo presente realizada às 9h e 40 minutos da manhã foi precedida de um cortejo da vila de Jararaca, onde o corpo estava sendo velado, até a sede do município. No plenário Plácido Nascimento, os colegas parlamentares Elielson Guimarães, Elilde Ferreira, Pedro Nascimento e Marcos Borges, externaram o sentimento dos demais edis pela perda precoce do jovem vereador. Representando o executivo, na ausência do prefeito Cláudio Barroso, que estava em Brasília, o vice-prefeito Antônio Menezes e o secretário de planejamento e gestão Jaime Gilberto, relembraram o perfil aguerrido de Edem em cobrar melhorias para suas comunidades, que assiduamente frequentava os gabinetes dos secretários, sempre preocupado em corresponder à altura o mandato que lhe fora outorgado nas urnas. Em referência à família e aos moradores de Jararaca e adjacências, os representantes do executivo se comprometeram em manter a mesma atenção que vem sendo dada a localidade.  
Wilson Cruz, irmão de Edem, ao usar a tribuna falou dos projetos que o irmão pretendia alcançar e, que tudo aquilo que pôde fazer em vida, lutou insistentemente para concretizá-los, sendo o mandato de vereador apenas um dos exemplos de sua determinação. “O Edem era um homem de estatura pequena, com voz de um grande homem”- definiu Wilson.
De Brasília, por telefone o prefeito Cláudio Barroso manifestou os seus sentimentos de solidariedade à família, lamentando pela perda do amigo que conheceu ainda nos movimentos sociais, exaltando sua a trajetória como líder comunitário.
Atletas do time de Jararaca despedem-se do amigo e do gran- 

de desportista 
Num clima de forte comoção, centenas de pessoas da cidade e das comunidades rurais, em especial das vilas de Bom Intento, Trevo e Jararaca lotaram as dependências do prédio legislativo para despedirem-se do edil no local para o qual fora eleito, onde permaneceu por apenas 7 meses. Entre as homenagens oferecidas pelos vereadores e funcionários da casa de leis, várias canções religiosas foram entoadas em memória ao edil de 27 anos, interpretadas pela cantora gospel Nayara Mota.
Presidindo a sessão especial de corpo presente, o vereador Raimundo Tadeu Freitas da Roza disse que em poucos meses, a câmara já havia aprovado alguns requerimentos de autoria do vereador da bancada do PSB, inclusive, a sessão itinerante da câmara na vila de Jararaca, na volta do recesso parlamentar. Ao encerrar a solenidade póstuma, o presidente da casa concluiu: “Vá em paz Edem, continuaremos aqui defendendo seus objetivos”.
Mesmo sob forte emoção, parlamentares conduziram a urna

até o local do sepultamento, realizado no cemitério da vila de
Nazaré.
Assim que as portas do plenário foram abertas, a multidão teve acesso ao local da urna para o último adeus dos familiares, amigos e correligionários. Assim que o corpo saiu das dependências do prédio em direção ao veículo que o conduziria ao cemitério, o vereador Tadeu Roza, falou rapidamente aos edis, pedindo para que todos se unissem no sentido de concretizar tudo aquilo que Edem Cruz solicitou aos pares no exercício do mandato. Antes do embarque, os vereadores abraçaram a urna, numa dolorosa despedida, emocionando os que acompanhavam o ato. 
Por volta das 13h o cortejo que reuniu aproximadamente 2 mil pessoas chegou ao cemitério da vila de Nazaré, onde o parlamentar foi sepultado.

Edem Cruz era solteiro, funcionário público do estado, filho de Edgar Dias e Marta Cruz com quem morava juntamente com mais três irmãos.   

Retificação: Ao contrário do que este blog e a grande imprensa noticiaram, o jovem Gilmar, que acompanhava o vereador Edem Cruz no acidente que ceifou a vida do parlamentar, continua internado no Hospital Metropolitano. Segundo informações de familiares, seu estado clínico é considerado estável pelos médicos. No período da noite, após ao momento do acidente, todos os órgãos da grande imprensa, entre eles, o grupo ORM errôneamente haviam noticiado a morte de Gilmar. .





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.