quarta-feira, 29 de março de 2017

Meio Ambiente.Pirabas há um passo da criação da Resex


Técnicos do ICMbio apresentam estudos aos pescadores
Esteve em São João de Pirabas na manhã de Terça-Feira, 28, a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) cumprindo a agenda de apresentação dos dados do estudo para a criação da Reserva Extrativista Marinha que irá abranger os municípios de Salinas, São João de Pirabas, Primavera e Quatipuru.
A plenária aconteceu na Biblioteca Municipal no contexto da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Alan Rodrigues, da Pesca,Geraldo Junior, e representantes de diversos movimentos sociais, com predominância de pescadores. Durante a reunião foram apresentados o mapeamento das atividades extrativistas no município, bem como os limites da Resex, cuja criação trará como principal beneficio a proteção territorial quanto a conservação de seus recursos naturais, assegurando a guarda aos extrativistas que deverão fazer uso desses recursos de forma sustentável.
Representantes de entidades também compareceram a reunião
Outro eixo de discussão girou em torno das possibilidades da criação de uma só reserva nos quatro municípios ou a criação de duas reservas (Pirabas/Salinas e Quatipuru/Primavera). Num primeiro momento as opiniões convergiram para a primeira opção, visando o estreitamento das relações entre os municípios envolvidos, mas, apresentadas as dificuldades para se gerir uma área tão extensa, optou-se pela criação das duas reservas.
Proposto pelo município de São João de Pirabas no ano de 2009, o projeto da Resex encontra-se em fase de conclusão, restando apenas a Consulta Pública já agendada para o dia 19 de maio. Após essa fase, o projeto seguirá para apreciação do Ministério do Meio Ambiente e demais ministérios, seguindo para o decreto presidencial.


Foto: Equipe SEMMA
Texto: Isaias Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.