sexta-feira, 15 de junho de 2018

CMDCA realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef.


Andresa Colares falou da importan-
cia do Selo Unicef 2017-2020 
Na manhã de quinta-feira (14) foi realizado o 1° fórum comunitário do Selo Unicef, o evento trouxe como proposta a apresentação da metodologia do Selo, sua comissão  intersetorial, articulador e diagnóstico do município a partir dos indicadores sociais apresentados pelo selo Unicef, os quais a partir do fortalecimento das políticas públicas devem sofrer um impacto social e com isso, provocar uma transformação na vida desse público.
O fórum realizado na sede do CRAS também trouxe como proposta o envolvimento da comunidade para identificar os principais problemas relativos à situação das crianças e adolescentes, tendo como base os indicadores e o diagnóstico, e também discutir sobre as causas que levam à esses problemas e debater ideias e soluções para tal problemas.  
Melhorar os índices dos indicadores sociais voltados para a proteção de crianças e adolescentes tem sido uma preocupação constante da ONU e é exatamente o que o município precisa alcançar.
A construção do processo para a culminância se fez a partir de uma série de visitas às comunidades polos apresentando a proposta do Selo Unicef e no que consistem suas ações.
No fórum foram mostrados os indicadores sociais do município nas áreas de educação, saúde e assistência social, num diagnóstico do quanto o município precisa avançar nos serviços que são prestados a população. Entre os índices apresentados estão o direito ao registro civil, gravidez na adolescência, acompanhamento adequado na gravidez, prevenção das IST/AIDS, evasão escolar, distorção idade/série entre outros.
Profissionais mostraram os atuais indices do município nas
áreas educação, saúde e assistência social.
Assistentes sociais, pedagogos, professores, psicólogos, enfermeiros, membros do conselho tutelar, CMDCA, representante do legislativo, de projetos sociais e representantes de entidades participaram dos grupos de trabalho discutindo e elaborando propostas que serão inseridas no plano de ação que dará as diretrizes para o enfrentamento das adversidades que impedem o pleno acesso de crianças, adolescentes e jovens aos serviços públicos, ou quando estes não funcionam a contento, comprometendo sua capacidade de atendimento. “Através do diagnóstico tendo como base os indicadores sociais, os municípios traçam suas ações fazendo intervenções nas áreas que precisam de mais investimentos do poder público, e o plano de ação com as propostas construídas pela sociedade é o instrumento para alcançar esse impacto” – explicou Luciana Tavares, articuladora do Selo Unicef em Pirabas.
Para a secretária de trabalho e promoção social Andresa Colares, o município abraçou a causa em nome das crianças e dos adolescentes. “O selo Unicef é um esforço intersetorial para que elas tenham todas as condições de crescerem com oportunidades, e assim, construírem perspectivas de um futuro promissor” – ressaltou a titular da SEMTEPS.

Na mesa de abertura do evento estiveram presentes o prefeito Tonhão, o presidente do CMDCA Jair Sousa, o diretor do HPP Júlio Guimarães, o presidente da Câmara Celso Mercês, a conselheira tutelar Manoele Rocha e os representantes da Juventude e das Crianças, Dinael Brito e Patrícia, respectivamente.
O evento foi encerrado com a apresentação do Xote Bragantino pelo grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.
A certificação Município Aprovado do Selo Unicef será dado a todos que se comprometerem em reduzir os índices de vulnerabilidade de crianças e adolescentes e na prática alcançarem as propostas para melhorar os serviços prestados a essa faixa etária de cidadãos brasileiros.
  
Colaboração: Luciana Tavares
Foto: Wallace/DECOM 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.