domingo, 4 de novembro de 2018

Religiosidade - Sob intenso calor Fieis saem às ruas de Pirabas para celebrar o Círio de Nazaré.




Em um percurso de 2 horas, os fiéis católicos da paróquia de São João batista foram as ruas para celebrar a 76° edição do círio de Nazaré, realizado na manhã deste domingo 04. Cerca de 5 mil pessoas acompanharam a berlinda durante a procissão, sob um calor intenso, que nem por isso tirou a concentração e o entusiasmo dos "promesseiros". Pessoas como a estudante Stela Manoela, que há 2 anos leva os livros do cursinho na cabeça para pagar a graça alcançada. " Prometi que se eu fosse aprovada no curso de enfermagem, durante os cinco anos do curso, participaria da procissão como ato de agradecimento" - disse a universitária.

Por volta das 9h46 a berlinda, após as homenagens da chegada no complexo da praça Matriz, foi recebida pelas autoridades eclesiásticas com a retirada da imagem da rainha dos paraenses. Ao receber a imagem das mãos do pároco local, Dom Carlos Verzeletti, bispo da diocese de Castanhal ergueu a imagem em direção a multidão para que os fiéis pudessem contemplar o último momento da imagem junto ao fieis, antes da celebração da missa.

O círio de Nazaré em Pirabas foi fundado em 10 de outubro de 1942, resultado da intervenção da rainha da Amazônia no conflito entre o oficial Siqueira campos, a época presidente da colônia de pescadores, e um grupo de pescadores do Inajá liderados por Manoel Laurenço da Fonseca Castro, que ficou conhecido como a revolta dos pescadores, que se posicionaram contra as altas taxas cobradas sobre a produção do pescado, imposta por Campos.

Coube então à senhora Percília Nogueira Batista suplicar pela intervenção no conflito, tendo alcançada a graça, que juntamente com Félix Batista e Magna Natividade Ferreira organizaram a primeira procissão em louvor a nossa senhora de Nazaré com a celebração do pároco de Salinas,  padre Florence Du Boys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.