segunda-feira, 6 de maio de 2013

Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já!



Pirabas realiza sua 2ª conferência municipal da cidade. 

Prefeito Cláudio Barroso prestou contoas de suas ações
Poder público e sociedade civil reuniram-se na manhã e tarde de sábado (04) para discutir temas como habitação, saneamento, mobilidade urbana e trânsito, planejamento e ordenamento territorial na 2ª conferência municipal da cidade de São João de Pirabas, realizada no Teatro Maria Pajé. O evento contou a participação de representantes de todo o município, em sua grande maioria, de representantes das comunidades da zona rural, principalmente os beneficiários do programa minha casa minha vida/PNHR. 
Na conferência, o prefeito Cláudio Barroso prestou contas das ações realizadas durante sua primeira gestão e os projetos aprovados nas quatro áreas abordadas como temática. Além do gestor municipal, atuaram como conferencistas, as representantes do governo do estado, Isabela Bandeira e Paula Gonçalves, da COHAB, que falaram sobre a importância do plano local de habitação de interesse social e o diagnóstico dos municípios paraenses em relação à elaboração do plano; o professor mestre em direito urbanístico, Maurício Leal (UFPA) expôs sobre a importância da lei de uso e ocupação do solo, já o conselheiro do ministério das cidades, Jorge Leal, fez uma análise histórica sobre as lutas dos movimentos sociais na conquista das políticas públicas para o setor de moradia de interesse social.
Debate me grupo esclareceu delegados sobre políticas públicas

Durante a programação, os delegados também participaram de grupos de debates onde puderam conhecer as políticas públicas para os setores de infraestrutura, e ainda elencaram algumas propostas que foram aprovadas pela plenária que serão encaminhadas às três esferas do poder público. Também foram eleitos os membros do conselho municipal da cidade, os delegados que representarão o município da 5ª conferência estadual e a comissão incumbida pela elaboração do plano diretor.
“A conferência, bem como a instituição do conselho são requisitos indispensáveis para que o município continue acessando várias políticas de infraestrutura e investimentos em áreas como habitação, saneamento entre outras” – esclareceu Odália Figueiredo, secretária municipal da cidade de São João de Pirabas.
A 2ª conferencia municipal da cidade atende à convocação do ministério das cidades e da secretaria de integração, desenvolvimento urbano e metropolitano (SEIDURB) que este ano, apresenta como tema: “Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já!”








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.