quarta-feira, 29 de maio de 2013

Turismo

Semtur discute projeto de resgate da memória de Pirabas

Resgatar a memória de Pirabas e dar a ela uma versão oficial respaldada na investigação das narrativas populares e na pesquisa histórica, foi apenas uma das pautas do bate-papo informal com a professora Socorro Ruivo, realizado na pousada Sol & Mar, no final da tarde de quarta-feira (29/05).
À convite do secretário municipal de turismo, Henrique Campos, a especialista em patrimônio histórico e cultural pela UFPA ouviu alguns relatos sobre os acontecimentos históricos e culturais do município, e posteriormente, apresentou os primeiros passos da metodologia que norteará a pesquisa de campo na coleta de informações para a construção do memorial. No encontro que contou com a presença dos vereadores Tadeu Freitas (pres. da câmara), Pedro Nascimento, o secretário de agricultura Celso Guimarães, o senhor Nelson Queiroz e Ruth Soares, a educadora mostrou parte do resultado do projeto realizado na cidade de Curuçá, quando auxiliou o grupo de trabalho formado por pesquisadores e agentes de turismo, liderado pelo então secretário Henrique Campos, hoje titular da Semtur em Pirabas.
Paralelo às atividades de compreensão do contexto histórico de Pirabas, Socorro Ruivo visitou as praias da Fortaleza e Crôa Nova, o casarão de pedras da família Neirão, na ilha do Camaleão e a igreja centenária de Nossa Senhora do Livramento, no distrito de Japerica.  Na zona urbana, o cemitério municipal, a igreja Matriz e o casarão da família Neirão, na cidade velha, também foram alvos da visitação, além da conversa com o senhor Militão Elizário da Roza, de 94 anos de idade, um dos moradores mais antigos da cidade.
A professora aposentada disse estar muito motivada para contribuir com o resgate da história do município, e que essa história, as manifestações, os saberes e fazeres tradicionais não podem ser esquecidos. “Estou muito empolgada com as possibilidades que Pirabas oferece no campo da pesquisa, porém, toda essa história tem que ser contada por vocês, pelos filhos de Pirabas, estou aqui apenas para contribuir com esse projeto no sentido de materializar a história de mais um município paraense” – afirmou a educadora.
Segundo o secretário Henrique Campos, esse foi o primeiro momento para a execução do projeto, que entre outras etapas, em breve realizará uma oficina para capacitação do grupo de trabalho que assumirá as pesquisas. “Sabemos muita coisa sobre a história recente do município, mas um dos nossos objetivos é trazer ao conhecimento da sociedade pirabense a origem, os costumes, as tradições muito antes da emancipação do município” – frisou o titular da Semtur.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.