quarta-feira, 7 de agosto de 2013

SEMCULT realiza 1ª conferência

Uma política pública de cultura para São João de Pirabas.

Mesa de abertura do evento

A secretaria municipal de cultura realizou na manhã e tarde de terça-feira (06) sua primeira conferência, tendo como tema “a construção de uma política pública de cultura para São João de Pirabas”, recebendo mais 120 conferencistas inscritos para participar das discussões no teatro Maria Pajé.

Nilson Chaves falou da valorização do artista e suas formas
de fazer cultura

Além das autoridades locais que prestigiaram a conferência organizada pelo secretário Jessé Machado, o evento que teve por objetivo o diálogo entre o poder público e os vários segmentos culturais da sociedade civil reuniu também grandes personalidades regionais conhecidas no meio artístico. À frente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, o cantor e compositor Nilson Chaves foi o primeiro dos palestrantes a conversar com público sobre cultura e desenvolvimento sustentável, enfatizando a importância do artista no processo de construção do país. “O Brasil precisa valorizar o artista sulista, nordestino, amazônida. Precisamos fazer com que o sistema nacional avance e contemple todos os artistas nas mais diversas formas de se fazer cultura” - afirmou o conhecido artista paraense.

Pirabas adere ao Sistema Nacional de Cultura

Alberdan Batista, representante do Minc regional norte, e Isac Loureiro, membro do conselho nacional de política cultural, falaram sobre os desafios do sistema municipal de cultura, produção simbólica, diversidade cultural, cidadania e direitos culturais e a implementação do sistema municipal de cultura, respectivamente.

Na solenidade de abertura, durante o pronunciamento das autoridades, o secretário Jessé Machado, entregou o termo de adesão do município ao sistema nacional de cultura ao representante do ministério da cultura, Alberdan Batista. Na prática, a adesão significa que o município está apto a receber investimentos do governo federal.



Durante a programação, nos grupos de trabalhos, os conferencistas elaboram propostas a nível municipal, estadual e nacional de acordo com os eixos temáticos que nortearam as discussões. Após a aprovação das propostas, a plenária também elegeu os delegados que participarão da 3ª Conferencia Estadual de Cultura, que será realizada no mês de setembro.

No encerramento da conferência o público prestigiou uma mostra da produção da cultura local com a apresentação do grupo de carimbó “Raízes Pirabenses”, do projeto amigo do idoso, coordenado pelo CRAS/Assistência Social, carimbó “Pirabolando” e o boi de repente e a participação da banda municipal de música.

Fotos: JR Queiroz



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.