sábado, 24 de agosto de 2013

Adeus à Edmilton Santos

Pirabas despede-se de mais um herói da emancipação.

A classe política de São João de Pirabas mais uma vez está de luto. Faleceu na tarde de quarta-feira, 22, em Belém, o ex-vereador Edmilton Santos e Silva, vítima de uma infecção pulmonar, da qual estava em tratamento há alguns meses.


O legado



“Amor”, como era conhecido, foi uma das lideranças com destacada atuação nos momentos de maior importância da vida político-social de São João de Pirabas. Sua liderança o fez ingressar na vida pública, elegendo-se vereador por dois mandatos consecutivos, alcançando uma das maiores votações à época (375 votos), quando a então vila de Pirabas, pertencia ao município de Primavera, chegando a assumir a presidência do legislativo (1983-84/1987-88)
Edmilton, como relembra o historiador Leonardo Pantoja, foi um dos responsáveis pela implantação do ensino médio, através do sistema modular. Causa que abraçou com veemência em favor de seus conterrâneos.

Edimilton com o deputado Haroldo Bezerra

em uma das várias reuniões políticas para
emancipar São João de Pirabas. Foto: Arquivo
Hábil político, “Amor” por ser o legítimo representante do povo pirabense, assumiu a árdua tarefa de conduzir as articulações políticas no processo que culminou com a aprovação na câmara municipal de Primavera, do projeto de emancipação política de São João de Pirabas. Sua atuação e liderança entre os pares foram decisivas para que o projeto lograsse êxito.
Com o aval do legislativo municipal, ao lado de outros baluartes na luta pela emancipação, “Amor” liderou uma ampla campanha para que a ALEPA também reconhecesse o potencial da vila que o viu nascer, como um dos novos municípios a serem criados no território paraense. A luta do filho de pescador concretizou-se no ano de 1988, com a sanção da lei 5.354, que elevou São João de Pirabas à categoria de município.
Vitorioso nas urnas e instalado o município, Edmilton voltou a fazer história ao ser escolhido pelos pares, como o primeiro presidente do legislativo pirabense (1989-90).

O sonho de governar a cidade a quem tanto se dedicou e ajudou a construir, não foi possível, porém, o legado das lutas que encampou não será esquecido.   

Homenagem

Políticos da cidade e municípios vizinhos, amigos e familiares fizeram suas ultimas homenagens ao ilustre político pirabense em missa de corpo presente, realizada na tarde de quinta-feira, na igreja de São João Batista (Matriz) e em sessão solene de homenagem póstuma na câmara de vereadores. Centenas de pessoas acompanharam o cortejo até o cemitério municipal, onde foi sepultado junto aos seus pais.
Edimilton era casado com Ana de Nazaré Fonseca e Silva, com quem teve 4 filhos: América, Edinho, João Serafim (neto) e Nil.




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.