segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Os Canarinhos de Pirabas no Quintal do carimbó

Projeto pretende fazer documentário sobre o carimbó na região.

Mestre Tomáz Pinheiro, ícone da cultura popular pirabense
Foto: Arquivo/Elcimar Neves
Nada mais sugestivo e original do quê homenagear os mestres de cultura popular em seu ambiente de trabalho, ou melhor, de inspiração.
A ideia surgiu a partir de uma conversa informal, há uns quatro anos atrás, lembra a produtora Inês Silveira. “Encontrei o Márcio Macedo acocado no meio do quintal, olhar fixo em direção a um cajueiro, pedindo para não ser incomodado, pois acabara de ter uma ideia genial” – revela a produtora. A partir daí, a ideia foi ganhando força, e o projeto ganhou a nomenclatura de “Quintal do Carimbó”.
Gravado na noite de sábado, 23, no quintal da casa de férias da produtora, em Pirabas, Mestre Tomáz e “os canarinhos de Pirabas”, tocaram o tradicional carimbó pau e corda, retratando em suas letras a diversidade cultural do município, ora exaltando suas belezas naturais, ora as práticas e os típicos costumes do povo, influenciado por sua íntima ligação com o mar, lendas e crenças.
O projeto “Quintal do Carimbó” tem como proposta alcançar o trabalho de outros mestres e grupos folclóricos da região do salgado, salienta Inês Silveira. “Vamos juntar os compositores nos quintais dos mestres de cultura popular, porque é nos quintais que são feitas as composições, o registro de nossa identidade cultural”.
Compositor e flautista, Tomaz Pinheiro, há mais de 4 décadas dedica parte de seu tempo na organização de cordões de pássaros, bois e outras manifestações folclóricas no município. Mas é no ritmo do carimbó pau e corda que o município de São João de Pirabas tem a sua maior representação. Com um álbum lançado em 2009, mestre Tomáz e os “Canarinhos de Pirabas” registraram sua história na vida artística do município, tornando-se referência na cultura popular da microrregião do salgado paraense.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.