sábado, 8 de novembro de 2014

Pirabas diz "Não ao trabalho infantil"



SEMTEPS promove palestras sobre trabalho infantil nas escolas

Alunos da escola Guajarina Menezes assistem palestras
Através dos técnicos do centro de referência especializado da assistência social – CREAS, e do centro de referências da assistência social – CRAS, a secretaria municipal de trabalho e promoção social - SEMTPS, realizou durante toda a semana um ciclo de palestras educativas que percorreu várias escolas da rede pública municipal de ensino.

Ação teve como objetivo alertar as crianças e adolescentes acerca de uma prática muito comum em nosso país. O trabalho infantil. Apesar dos esforços do estado, cerca de 2,9 milhões de crianças, principalmente em regiões do Brasil como o nordeste e a Amazônia, ainda convivem com essa triste e cruel realidade.

Nas palestras itinerantes os monitores abordaram assuntos como o direito à educação, saúde, lazer entre outros direitos, e a obrigação do estado em garantir a execução dessas políticas. Os alunos/expectadores puderam refletir sobre o trabalho infantil ao assistirem um curta metragem sobre a temática, exibido durante as palestras, no sentido de estimulá-los ao senso crítico e uma melhor compreensão da gravidade do problema.

Além dos alunos, pais e professores também participaram das ações da semana do combate ao trabalho infantil que este ano trouxe como tema “a única recordação de uma criança que trabalha é o futuro que ela nunca terá”.  As palestras foram realizadas no período de 03 a 07, ministradas nas escolas Guajarina Menezes, Ozeci Barros, São Luis, Santa Terezinha e Dircélia Koury. Na zona rural serão atendidas as escolas de Aimorés e Nazaré, locais com maior ocorrência de crianças trabalhando na venda de frutas e mariscos, devido ao grande fluxo de veículos na rodovia PA 124, de acesso aos balneários de Salinópolis.

No geral a ação denominada São João de Pirabas “Diga Não ao Trabalho Infantil” alcançou estudantes nas faixas etárias de 7 a 14 e 15 a 17 anos e, segundo informações da secretaria, a campanha alcançou mais de 2 mil pessoas.







   
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.