segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Círio 2014. Pirabenses celebram Círio de Nazaré

Fé e devoção à Rainha da Amazônia

Berlinda ao receber homenagem das autoridades políticas.
Foto: JR Queiroz
Louvores, homenagens, orações de agradecimento e preces demonstraram a fé do povo pirabense nas ruas da cidade na manhã de domingo (2) para celebrar mais um Círio de Nazaré.

O evento religioso que acontece a 72 anos, mesmo recebendo um número menor de fiéis na procissão deste ano, manteve o brilho de ser o maior evento do calendário cultural do município e a devoção da fé católica em homenagear a mãe do salvador da humanidade.

Como tradicionalmente acontece na noite de sábado, centenas de fieis acompanharam a trasladação da imagem até a igreja de São Pedro, sendo saudada por fogos e louvores prestados por famílias e órgãos públicos durante todo o percurso.

Na manhã de domingo a movimentação já era intensa na frente da igreja de São Pedro. Milhares de pessoas aguardavam com expectativa a saída da berlinda, para assim iniciarem a romaria pelos 2,7 km de percurso, até a igreja matriz.

flagrante num típico momento de fé dos romeiros à corda 
Sob o intenso calor, ao som de músicas típicas da quadra nazarena, a multidão aumentava a cada perímetro. Uns aguardavam em pontos estratégicos para se juntar a multidão, enquanto outros, como os promesseiros que acompanharam a procissão segurando a corda esforçavam-se a todo momento para concluir o percurso, vencendo o cansaço físico, a sede, dentre outras adversidades para entregar o auto sacrifício, na esperança de alcançar a benção desejada ou pagar a promessa feita.

Vencido todo o percurso desde a igreja de São Pedro, passando pela travessa São João, rua Haroldo Veloso, avenida Plácido Nascimento, avenida Beira Mar, rua São Lourenço e um pequeno trecho da travessa da glória a berlinda adentrou a praça Frei Camilo de Michelli Gheza (matriz), às 10h21, sendo recebida com muita festa emoção pelos fieis que a aguardavam para a última homenagem e todos os outros que num mesmo ato de fé acompanharam a berlinda até a imagem da padroeira dos paraenses ser entregue pela diretoria da festa às autoridades eclesiásticas.

Dom Carlos Verzelleti, acompanhado do pároco José Nunes, ao receber a imagem abençoou a multidão que se aglomerava em frente ao templo, erguendo a réplica da santa imagem, a “Rainha da Amazônia’’, que há sete décadas, segundo conta a história oficial do círio em Pirabas, interveio no grande conflito protagonizado por pescadores e o oficial Siqueira Campos, presidente da colônia à época.

Este ano a festividade do círio aborda como tema: “Nossa Senhora nos oriente a levar a alegria do evangelho”.  



Acredita-se que aproximadamente pouco mais de 3 mil fieis acompanharam a procissão.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.