quinta-feira, 25 de junho de 2015

Pirabas homenageia o padroeiro.


Fiéis em devoção ao padroeiro. Arquivo: Paulinho Pinheiro

Para comemorar a data dedicada a São João Batista, padroeiro do município, no final da tarde de quarta, 24, uma procissão reuniu milhares fiéis que saíram da igreja de São Pedro em direção à igreja Matriz, no bairro Cidade Velha.

Mesmo sendo o padroeiro da cidade, somente nos últimos dois anos o santo católico que a bíblia apresenta nos evangelhos como primo de Jesus Cristo, passou a ganhar mais destaque no calendário de eventos municipal. Cerca de três mil pessoas acompanharam a procissão no percurso de um pouco mais de 2 km com louvores, fogos e homenagens. Na missa de encerramento, o pároco local, José Nunes e o bispo da diocese de Castanhal, D. Carlos Verzelett destacaram o grande exemplo de fé deixado por João Batista, o pregador que à sua época, conclamou seu povo ao arrependimento e anunciou Jesus como salvador. 

Nesta edição a festividade apresentou o tema: "Como São João Batista anunciando a boa nova às comunidades"

HISTÓRIA

Segundo a versão do “O Guerreiro do Salgado”, livro de memórias de Cândido Ferreira, diz que a primeira família a povoar o local onde está situada a sede do município, era devota de São João Batista, a quem a matriarca da família suplicou a proteção de seu filho, incumbido de prover água potável em meio à floresta, sem que o mesmo fosse vítima do “bicho agredidor”,   a onça.

Prece alcançada por D. Cecília, a porção de terra firme foi então batizada como terra de São João, que mais tarde, já com as terras tendo sido doadas pelo representante do império do Brasil no estado do Pará à família Matos Muniz, o local passou a ser chamado de terra de São João do Rio Pirabas, pela abundância de um peixe pertencente à família das piabas no rio que banha a cidade. (Há controvérsias)
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.