segunda-feira, 29 de junho de 2015

RELIGIOSIDADE. São Pedro. Das águas do rio para os braços do povo.



Pirabas festeja padroeiro dos pescadores.

Cultuado na cidade de Pirabas, onde é considerado o padroeiro dos pescadores, São Pedro recebeu homenagens por parte da comunidade católica na tarde de segunda – feira (29), dia dedicado ao apóstolo de Jesus.

Imagem do santo pescador percorre as ruas em procissão
Para honrar a memória deste grande personagem bíblico, pescadores e a comunidade católica em geral participaram da tradicional romaria fluvial que conduziu a imagem do apóstolo de volta à sede do município, após percorrer alguns poucos quilômetros pelas águas da baia de Pirabas. Embarcações de todo os tipos, enfeitadas de balões e bandeirolas ao som de foguetes e cânticos acompanharam a imagem até o trapiche municipal, dando início a uma nova romaria até a igreja de São Pedro, onde uma missa foi celebrada pelo pároco local encerrando a parte litúrgica da festividade.

A tradição, segundo Militão Elizário, um dos moradores mais antigos da cidade e um dos fundadores da colônia de pescadores, Z – 8, remonta ao inicio da década de 50 do século passado.  

São João de Pirabas é um dos principais polos pesqueiros do estado e sua principal fonte econômica está ligada a atividade, o que explica a devoção da maioria dos pirabenses.


Foto: Ruben de Aviz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.