quarta-feira, 9 de março de 2016

UFRA/Capanema lança o projeto ECON PUBLIC



Evento reuniu órgãos de fiscalização e acadêmicos da área de ciências contábeis.

Marcando presença ao lado de Nazaré Maciel, Edgard Augusto, Arildo Oliveira e Marco Aurélio do Ó



Em tempos em que as manchetes dos jornais evidenciam os desvios de dinheiro público por parte das administrações, favorecidas pela ausência de uma fiscalização mais efetiva da sociedade, a universidade federal rural da Amazônia – UFRA, campus de Capanema, apresentou à sociedade do nordeste paraense o Econ Public, evento realizado no auditório Leônidas Vavassori nos dias 7 e 8.

O Econ Públic é um projeto de extensão da faculdade de ciências contábeis da instituição que tem por objetivo não só de dar suporte para a formação dos acadêmicos de contabilidade e administração para atuação na área pública, como também de capacitar os vários agentes que atuam em conselhos municipais, conselhos escolares entre outros meios de controle social, como explica a professora Nazaré Maciel, coordenadora do projeto. “Não adianta nada as pessoas quererem controlar os gastos do governo, dos entes governamentais sem conhecer contabilidade que é a primeira ferramenta de registro”. Enfatizou a docente da UFRA.

Ao detalhar como o projeto será efetivado Nazaré Maciel revelou que o Econ Public fará parcerias com associações, organizações sociais e conselhos municipais para a capacitação dos agentes. Prefeituras e câmaras municipais também poderão ser atendidas pelo projeto.

Durante a programação os participantes, na sua maioria acadêmicos e agentes sociais, tiveram a oportunidade de conhecer como funcionam os órgãos de controle no Brasil. Para isso, o evento realizou palestras e mesa redonda com representantes de órgãos como TCU,CGU,TCE,TCM e Ministério Público, destacando cada um as suas atribuições institucionais. “Precisamos incentivar o controle social, ele anda tímido, isso mostra que o cidadão participa muito pouco”- disse Luiz Cunha, presidente do TCE.

Nas palestras e mesas redondas o público pôde acompanhar não só o trabalho dos órgãos de fiscalização de estado nas três esferas, como também a atuação dos conselheiros municipais que relataram suas experiências no exercício do controle social. 

Entre os palestrantes estiveram os presidentes Luiz Cunha e César Colares do TCE e TCM, respectivamente; o promotor Hélio Rubens Pinho Pereira do MPPA, os representantes do TCU e CGU, Arildo Oliveira e Edgard Augusto de Oliveira, respectivamente.

A iniciativa agradou os palestrantes. “É uma iniciativa fantástica na medida que possibilita uma maior aproximação do estudante de contabilidade com órgãos de controle de estado. Isso proporciona uma associação do conhecimento teórico que cada um tem com a realidade prática de organização dos serviços de controle” – comentou Edgard Augusto de Oliveira da CGU. 

Segundo a coordenação do evento, aproximadamente 300 pessoas participaram do Econ Public.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.