quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Meio Ambiente. Estudantes do Francisco Nunes realizam limpeza no porto da Brasília.



Estudantes da escola Francisco da Silva Nunes tiveram um dia de campo na manhã de terça-feira, 25, iniciativa extraclasse proposta pela professora Carmem Ceres (biologia).
Os alunos do segundo ano do ensino médio tiveram como tarefa realizar a limpeza no píer do porto da Brasília. Segundo a professora Carmem Ceres esse tipo de aula a céu aberto leva o aluno a refletir sobre a situação em que se encontram as áreas de mangue que cercam a sede do município. “ao visualizar a poluição dessas áreas pelo lixo doméstico principalmente, o aluno se sente impactado. Nosso trabalho como educadores é fazer com que se conscientizem de que eles podem reverter essa situação ao adotar práticas responsáveis de não agredir o meio ambiente, cada um fazendo a sua parte”. Argumenta a educadora.
Durante a limpeza da área, os alunos encontraram vários tipos de materiais, especialmente aqueles considerados os vilões da poluição, como pneus, garrafas pets e sacos plásticos, mas para o susto dos alunos, até fogão tinha nas proximidade da ponte. Para a aluna Ester Damasceno a experiência prática de visitar os locais que sofrem com a ação humana só reforça a necessidade de aplicar no dia-a-dia as teorias que se aprendem em sala de aula. “aprender conceitos sobre ecologia e sustentabilidade são importantes, mas é na prática que vamos descobrindo a importância de exercita-los” – ponderou a estudante.
Além do cunho educativo a ação também teve como objetivo a limpeza das áreas portuárias da cidade que são o ponto de partida dos turistas que vem ao círio e aproveitam a oportunidade para visitarem as praias. “precisamos causar uma boa impressão aos turistas e uma cidade poluída é um cenário desagradável para todos” – conclui Carmem Ceres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.