sexta-feira, 14 de outubro de 2016

EMPREENDEDORISMO. Em parceria com Instituto Remar SEBRAE promove palestra e formalização de microempreendedores individuais.





Olavo Júnior, gerente do SEBRAE ministrou palestra.
Criado há quase uma década pelo governo federal com o objetivo de tirar da informalidade milhões de profissionais autônomos e donos de pequenos negócios que desenvolvem suas atividades sem contribuir para o INSS, o programa MEI – Microempreendedor individual ainda é desconhecido por grande parte da população brasileira economicamente ativa.
Numa rápida pesquisa informal com prestadores de serviços de vários ramos no município de São João de Pirabas, o Instituto Remar, ONG que entre as atividades em que atua trabalha o desenvolvimento social, concluiu que grande parte desses trabalhadores já tinha ouvido falar do programa, porém, não conhecem seus benefícios; enquanto que um terço dos entrevistados afirmou desconhecer até a sua existência. Esses dados chamaram a atenção do Instituto, que resolveu mobilizar vários profissionais que há anos trabalham na informalidade sem saber da possibilidade de abrirem um negócio individual com CNPJ, e ter direitos como auxílio-doença, salário-maternidade, concorrer a licitações, contratar com a administração pública, além de contribuir para a aposentadoria.
A falta dessa formalização de profissionais autônomos como eletricistas, encanadores, mecânicos, pedreiros entre outros dificulta a contratação desses prestadores de serviço por parte de entidades públicas por conta da formalidade existente na prestação de contas, o que facilmente seria resolvido pelo MEI, como explica a professora Carmem Ceres, presidente da ONG e ex diretora de uma escola pública. “tínhamos muitas dificuldades para contratar determinados serviços, não por falta da mão-de-obra (pedreiro, encanador, eletricista), mas pelas exigências formais da prestação de contas”. Argumenta a educadora.
Diante dessa situação o Instituto Remar em parceria com o SEBRAE/regional Capanema realizou dois encontros com os trabalhadores autônomos interessados em formalizar sua atividade. Num primeiro momento os autônomos participaram de palestra sobre empreendedorismo, realizada na noite de quinta-feira, 13, no auditório da Farmácia Popular, onde os interessados tiveram os esclarecimentos necessários para a adesão ao MEI, ministrada pelo gerente do SEBRAE, Olavo Júnior.
Giuliane Lima no atendimento de formalização do MEI
Na terça-feira,18, no período da manhã, o SEBRAE realizou atendimento aos trabalhadores que se mostraram interessados em formalizar a sua atividade. Empreendedores como a jovem Giuliane Lima (26) uma das mais requisitadas manicures da cidade que há mais de dez anos atende uma significativa clientela, e que só agora, com a ajuda do SEBRAE passa a contribuir para a seguridade social e futuramente usufruir dos benefícios.
Ação do SEBRAE em parceria com o Instituto Remar encerrou as atividades com 14 empreendedores formalizados. Outras ações neste sentido estão previstas não só para incentivar a formalização de novos negócios como também ações de qualificação dos empreendedores através de cursos, oficinas e palestras.
A ação foi realizada pelo SEBRAE/regional Capanema, sob a organização do Instituto Remar com apoio do empresário Júnior Saldanha e da rádio Pirabas FM.

Serviços:
Interessados em aderir ao programa de Microempreendedor Individual – MEI procurar os seguintes contatos em Pirabas:
Professora Carmem Ceres – 99964-1860 / Paulinho Pinheiro - 98763-6955 ou se dirigir a agência do SEBRAE/Capanema:   
       




 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.