sexta-feira, 20 de outubro de 2017

CIDADANIA. Plano Diretor começa a ser discutido.

Ausência de vereadores em audiência gera protestos. 



Funcionários públicos e lideranças comunitárias participaram
da audiencia pública 
Planejar a cidade para o futuro antecipando-se às consequências do crescimento demográfico e a necessidade da expansão urbana e rural, bem como as transformações sociais decorrentes destas é um dos objetivos do Plano Diretor, instrumento legal que planeja como as cidades devem se desenvolver de forma sustentável e de como o poder público local deve implementar suas ações de governo relacionadas ao funcionamento do trânsito e a mobilidade, saneamento ambiental, habitação, construção dos aparelhos públicos entre outras situações que interferem na qualidade de vida no dia-a-dia dos cidadãos.
Secretário Alan Amorim em explanação do Plano Diretor
Aproximadamente 100 pessoas estiveram no plenário da câmara de vereadores para acompanhar a primeira audiência de apresentação para a elaboração do Plano Diretor de São João de Pirabas, ocorrida na manhã de quinta-feira, 19. Sob a coordenação do secretário Alan Amorim as lideranças comunitárias, sindicais, associativas, funcionários públicos e sociedade em geral foram esclarecidos acerca da utilidade do plano e as etapas que precisam ser realizadas para validar o processo. Segundo Alan Amorim, toda a comunidade será convidada através das audiências a participar da elaboração da proposta do projeto de lei que será enviada para ser discutida e aprovada na câmara municipal. Com essa lei aprovada será possível à gestão ajustar o orçamento municipal às prioridades definidas pelo Plano Diretor. Alan Amorim ainda ressalta que o Plano Diretor pode ser acompanhado pelos cidadãos quanto à execução de politicas e programas e ao final de dez anos avaliar os seu resultados e se preciso, efetuar a revisão do plano. “O Plano Diretor organiza o crescimento e o funcionamento da cidade. No Plano Diretor está o projeto da cidade, ele diz qual é o destino de cada parte da cidade sem esquecer, claro, que cada parte forma o todo”- pontuou o coordenador em um dos slides de sua explanação.


Desinteresse de vereadores pelo Plano Diretor gera protestos em audiência

Se o Plano Diretor precisa ser aprovado pela câmara, onde estavam os vereadores? Questionaram as lideranças que atenderam a convocação da audiência.
Apenas o presidente da câmara, Celso Nascimento se fazia presente, e ao ser questionado, o edil informou que mesmo sem receber oficialmente o convite específico para a audiência, apenas a solicitação para a cessão do espaço, convidou todos os parlamentares via aplicativo whatsap da câmara. Já a coordenação afirmou que todos os vereadores foram informados sobre a plenária, pois todos os contatos dos vereadores foram adicionados ao grupo do whatsap do Plano Diretor.
A ausência dos parlamentares chamou a atenção da comunidade e alguns oradores que se inscreveram para falar na tribuna, cobraram uma atuação mais presente dos vereadores nas discussões sobre assuntos de interesse da população.
Muitos presentes até ironizaram a situação ao observar que o único vereador a assistir atentamente a explanação do Plano Diretor, é de Santarém Novo, vereador Joel do Jutaí, que é funcionário concursado da prefeitura de Pirabas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.