segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Círio. Imagem Peregrina de Belém em visita ao Círio de Nazaré em Pirabas.


Católicos celebraram a maior festa religiosa do município no final de semana. Por volta do meio dia de sábado (28), várias embarcações acompanharam a imagem da santa na romaria fluvial nas águas da baia de Pirabas, num percurso entre a comunidade pesqueira do hilário ao trapiche do beiradão, de onde a imagem saiu para mais uma romaria, desta vez, organizada pelos profissionais de moto taxi e demais motociclistas que se juntaram a moto-romaria percorrendo várias ruas e bairros da cidade, que não fazem parte do percurso da trasladação e da procissão do círio.
Trasladação
Antes da berlinda ganhar as ruas da cidade em direção a igreja de São Pedro, os fieis que lotavam a praça da matriz recepcionaram a imagem peregrina do Círio de Belém sob os aplausos e a manifestação de fé e emoção do público. Convidado especial para o evento, o padre e cantor Antônio Maria presidiu a missa que deu inicio aos momentos de culminância da quadra nazarena.  
Durante o percurso, a imagem de Nazaré foi homenageada por famílias, órgãos do poder público e empresas com queima de fogos, cânticos e coreografias, como tradicionalmente acontece em frente o casarão centenário da família Neyrão e na escola Dircélia Koury Palmeira. Estima-se que 2 mil pessoas acompanharam a trasladação.
Padre Antônio Maria faz show em Pirabas

Depois das manifestações de fé na noite de sábado, os fiéis tiveram um momento de louvor com um dos mais renomados artistas da música católica no Brasil, o padre. Antônio Maria. Personalidade sempre presente no círio musical de Belém, o religioso que encanta o público com suas poesias, sermões e canções surpreendeu os fiéis ao levar para o seu repertório músicas de artistas populares e canções de artistas gospel.       
Círio em Pirabas é um dos mais aguardados, diz bispo.
Já nas primeiras horas da manhã de sábado, a movimentação de grupos de ciclistas e romeiros vindos dos municípios vizinhos como Salinas, Primavera e Santarém Novo se intensificavam na PA 440. Caravanas de outros municípios da microrregião do salgado, nordeste e metropolitana também davam o tom festivo e a importância do Círio de Nazaré em Pirabas para o calendário católico no estado, como afirma Dom Carlos Verzelleti, bispo da Diocese de Castanhal. “O Círio de Nazaré em Pirabas é uma festa muito esperada pelos católicos da região, por isso tem grande importância no calendário festivo religioso do estado” – considera o líder católico.
Procissão do Círio

Sangue, suor e lágrimas. Sacrifício de quem estava disposto a enfrentar 2,7 km de percurso segurando a corda que circundava a berlinda sob o calor de 27º com a sensação térmica por volta dos 30, mesmo com o céu parcialmente nublado. Enquanto uns pediam, outros agradeciam. Os motivos eram os mais variados, da cura de uma doença à conquista de um emprego. Quem não foi à corda, procurou aliviar a dor de quem estava lá tentando pagar a sua promessa. Nos momentos de sede, mãos de voluntários levam água aos sedentos, quando o corpo sentia o cansaço físico, alguém num ato de solidariedade aspergia o líquido precioso sobre os corpos exauridos.
Enquanto os fieis se aglomeravam nas ruas por onde a procissão passava, a berlinda navegava majestosamente em meio ao mar de gente, recebendo homenagens em seus principais pontos de parada. O percurso durou pouco mais de 2h com saída as 7h00 da igreja de São Pedro com a chegada às 9h30 na praça da matriz.
Após a berlinda parar em frente ao templo, ao ser retirada do andor a imagem visitante emocionou os fieis ao ser erguida em direção a multidão quando padre Nunes, pároco local e Dom Carlos Verzelleti, bispo da diocese de Castanhal abençoaram os romeiros e finalizaram a procissão do Círio de Nazaré em Pirabas com a santa missa.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.