sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Sincretismo e religiosidade na festa ao Rei Sabá, em São João de Pirabas, onde santo e rei se encontram.

Complexo místico da pedra do Rei Sabá. Local é considerado
sagrado por adeptos dos cultos afro amazonidas.
Foto Arquivo: Paulinho Pinheiro 
 
Logo mais as 17h00 começarão as celebrações ao mítico “Rei Sabá”, abrindo o calendário cultural no município de São João de Pirabas.
No final da tarde de hoje, uma procissão sairá das proximidades da sede do Clube de Regatas União em direção a igreja Matriz, onde o pároco local abençoará a imagem de São Sebastião, mártir da igreja católica no século III, que será conduzida em um andor em forma de uma embarcação, onde estará assentada a replica da imagem do mártir, representando o momento em que recebeu as flechas que atravessaram seu corpo, como sentença de castigo, ordenado pelo imperador romano Diocleciano, no ano 286 d.c.
A procissão é tida como um momento de celebração entre as religiões, onde católicos e adeptos das religiões de matriz afro se encontram numa demonstração de respeito pela diversidade e tolerância religiosa. Após o ato ecumênico, uma roda de tambores será a atração cultural da noite no complexo “Maria Pajé”.
No sábado pela manhã acontecerá a tradicional peregrinação a praia do castelo, na ilha da fortaleza, onde está pedra do rei Sabá e as estátuas das princesas turcas Mariana e Jarina e ainda a de Yemanjá e do cabloco Zé Raimundo, que compõem o complexo místico localizado em cima de um cemitério paleontológico.
A pedra do Rei Sabá em Pirabas, como apontam estudos antropológicos, confirmam a associação ao monarca da ultima dinastia de Aviz, que desapareceu na batalha de Alcer-Quibir, no norte da África quando tentava retomar o território ao domínio cristão, em 1577.

Para os míticos amazônidas, rei Sebastião é o protetor dos encantados, para a gente simples de Pirabas é um provedor de boas pescarias, cura de doenças, proteção entre outras manifestações extraordinárias do imaginário coletivo local, contadas em verso e prosa pelos artistas da terra.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.