quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Marujada encerra festividade de São Benedito em Pirabas.

Derrubação do mastro

Mais um ano a cultura beneditina em Pirabas dá demonstrações de que ainda pulsa a devoção a um dos santos mais populares na região do salgado e bragantina.
No final da tarde de quarta-feira (26), marujos com seus trajes brancos e as marujas com seus chapéus de plumas e fitas, vestidos rodados no vermelho carmim, dançaram ao redor do mastro com o estandarte do “Santo Preto”.
Apresentação das Juízas
Na tradicional “derrubação” do mastro, enfeitado com frutas, bebidas e brinquedos, distribuídos ao público, os fiéis prestigiaram também a passagem da direção da festa. Para o ano de 2019 a coordenação da festividade ficará a cargo das juízas Maria do Livramento e Roseli de Sena.
Assim que as juízas foram apresentadas, os marujos se dirigiram ao barracão para uma rápida apresentação e, em seguida, conduziram a imagem do “glorioso” a igreja ao lado, onde foi celebrada a missa em louvor ao santo católico. Após a celebração, a festividade teve continuidade com o arraial e as apresentações da Marujada e de grupos folclóricos locais e de cidades vizinhas.
Juventude é promessa de continuidade da tradição em Pirabas
Longevidade
Já é perceptível o resultado do trabalho da irmandade de São Benedito em manter a tradição beneditina em nossa cidade, que por longos anos, experimentou o ostracismo cultural, principalmente pela perda de abnegados importantes e o desinteresse dos mais jovens. Porém, nos últimos anos tem havido um esforço da irmandade em atrair os jovens, e assim, preservar a manifestação popular.     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.