quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

O Carimbó de Pirabas se despede de Mestre Tomaz.


A cultura paraense perdeu no início da manhã desta quinta-feira (27), um dos seus mestres de carimbó na região salgado. Tomaz Pinheiro faleceu as 5h30 no Hospital de Pequeno Porte, aos 79 anos.
Arquivo: Elcimar Neves/SEMTUR, 2009
O Mestre de cultura popular foi responsável pela organização de vários cordões de pássaros que animaram as quadras juninas durante as últimas cinco décadas.
Com letras e versos simples, o agricultor e folclorista, durante toda a carreira retratou as belezas do município e os hábitos da sua gente. Entre as músicas em ritmo de carimbó, de sua autoria, está registrada a façanha da Associação Atlética Pirabense, o Bacuri, que no ano de 2004, venceu o Clube do Remo em partida de pré-temporada, realizada em Pirabas. Naquela época o plantel azulino era comandado por Gian e ainda tinha no elenco nomes como Júnior Amorim, Sérgio e Junior Ferrim; No mesmo ano o Bacuri também foi à Curuzu e venceu o sub-20 do Paysandu. Acontecimentos que agora estão imortalizados na faixa 9 do álbum com o titulo “Foi a Tuna que falou”, assim como o nome de Tomaz Pinheiro na cultural local e regional.  
Mestre Tomaz participou ativamente da campanha de reconhecimento do carimbó como patrimônio imaterial cultural brasileiro, inclusive sendo um dos mestres de cultura inventariado pelo IPHAN, em 2009.
Ainda no ano de 2009, Tomaz Pinheiro e os “Canarinhos de Pirabas” lançaram um álbum com selo da gravadora Ná Figueiredo com doze faixas. Em 2013 participou do documentário “Quintais do Carimbó” da MM produções. Era considerado a maior referência da cultura popular em Pirabas.
Em discurso emocionado a responsável pelo lançamento do único trabalho musical dos "Canarinhos de Pirabas", a produtora e ex secretária municipal de turismo, Inês Silveira, falou da importância da obra de mestre Tomaz como ícone da cultura paraense na região do salgado, sendo um dos mais importantes mestres de carimbó de sua geração.
Há dois anos Tomaz já havia se afastado das atividades culturais por conta de um AVC que o deixou bem debilitado. Segundo a família a morte se deu por causas naturais.
O corpo do compositor foi velado em sua residência, no bairro do União. O sepultamento ocorreu na manhã de sexta (28) no cemitério local, no período matinal.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.