sábado, 19 de outubro de 2019

Instituto Remar e SENAR promovem cursos de capacitação.


Capacitação profissional, empreendedorismo e sustentabilidade formaram o tri-pé da parceria entre o Instituto Remar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, que no período de 14 a 18 de outubro realizou simultaneamente os cursos de capacitação em educação ambiental e corte e costura.

As oficinas aconteceram na sede do instituto remar nos períodos da manhã e tarde, contemplando 35 alunos de diferentes faixas-etárias.

CORTE E COSTURA




Na primeira oficina a instrutora Nazaré trabalhou conceitos e técnicas que auxiliam o dia-a-dia das profissionais de costura. A costureira Claudete Dias, que já trabalha há dez anos na profissão foi uma das participantes do curso. “já trabalho há muitos anos na costura, mas ainda não dominava a técnica do molde e o curso do SENAR me possibilitou esse novo aprendizado” – revela Claudete. 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Além da formação teórica, que tratou questões de produtividade com a necessidade de preservar os recursos naturais, no curso de educação ambiental os alunos tiveram exemplo prático de como reaproveitar os resíduos sólidos dando uma nova destinação aos materiais que geralmente vão parar no meio ambiente, poluindo visualmente ruas e quintais, degradando matas e igarapés.


Para Dinael Brito, o curso “possibilitou um grande aprendizado, pois o cuidado com o meio ambiente exige a mudança de hábitos e novas práticas” – afirma o aluno.

É nessa perspectiva que o instrutor Edivaldo Júnior, explica o trabalho desenvolvido junto aos alunos associados ao instituto Remar. “A intenção é esclarecer ao aprendiz que junto à necessidade de produzir alimentos ou qualquer outra bem de consumo, existe também a necessidade de buscar alternativas, uma vez que os recursos naturais são finitos”.

No último dia do curso, as alunas de corte e costura fizeram a demonstração das peças produzidas nas oficinas, enquanto que os alunos de educação ambiental, com a participação de usuários dos programas do CRAS, participaram de uma ação de retirada de garrafas pet nas proximidades do centro comercial.

A coordenadora de projetos do Instituto Remar, Carmem Ceres falou da parceria com o SENAR, “o instituto tem como missão despertar não somente a consciência ambiental nos seus associados ou alunos, bem como a sua formação profissional”.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.