quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O Natal Amazônico vence 1º Concurso de Presépios


Muitas são as maneiras de se comemorar a maior data da cristandade. Apesar de historicamente não ser conhecer exatamente a data em que Cristo nasceu, convencionou-se comemorar o Natal no dia 25 de dezembro.
 

O que se sabe é que antes, nesta data, se comemorava o Natalis Solis Invicti (“nascimento do sol invencível”), uma homenagem ao deus persa Mitra, muito popular na Roma antiga. Com a cristianização do império romano, a primeira vez se comemorou a data associada ao nascimento de Jesus Cristo foi no ano de 354 d.c, de lá até os nossos dias todo o mundo cristão comemora a data.


Em cada canto do mundo cristão, as personagens e o ambiente ganham aspectos regionais. Por aqui, ao invés do estábulo, descrito nos evangelhos, uma cabana coberta de fibras e paredes de talos da açaizeira, onde o menino Jesus troca a manjedoura pela rede de cipó.

A catequista Adijane Pinheiro exibe a premiação da equipe
Essa cena do natal amazônico foi tema apresentado ao primeiro concurso de presépios realizado pela paróquia de São João Batista, que reuniu vários trabalhos, entre eles o que foi coordenado pela professora Adijane Pinheiro, confeccionado por alunos da turma da 1ª Eucaristia, recebendo a maior pontuação na exposição.

Presépio vencedor do 1º Concurso realizado pela paróquia
Os trabalhos ficaram expostos antes da celebração da Santa Missa do Natal, sendo uma iniciativa do padre Rosileno Garcia, pároco local.

  Com informações da Pascom / PSJB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.