sábado, 14 de dezembro de 2019

Petrobras apresenta projeto para perfuração de poços marítimos na região.


Técnicos da Petrobras estiveram na manhã de sexta-feira (13) no município de São João de Pirabas para apresentar a etapa do projeto de perfuração para exploração de petróleo ou gás na bacia de Barreirinhas, na costa do Maranhão. A palestra ocorreu na sala de reuniões da prefeitura municipal para secretários, técnicos e membros de conselhos.


Em sua explanação o engenheiro ambiental Gabriel Arendt informou que a área a ser explorada está a 140 km de São Luís - MA, que será a base de suprimentos para o projeto. O engenheiro também ressaltou que esta etapa de operação já possui o licenciamento ambiental concedido pelo IBAMA mediante o EIA/RIMA que leva em conta, segundo Arendt, o estudo das características ambientais na área de influência da atividade. Segundo o material impresso distribuído para os participantes da reunião, foram avaliados os possíveis impactos ambientais associados às atividades de perfuração.

Engenheiro Gabriel Arendt apresenta projeto de perfuração marítima
No tocante a segurança do empreendimento, o técnico William Sales afirmou que a Petrobras é uma das empresas com maior expertise na exploração em águas profundas com tecnologia de ponta para mitigar eventuais acidentes através de um Plano de Emergência Individual.

Questionado sobre a participação das comunidades que estão sob a área de influência do projeto, Arendt afirmou que a sociedade será convidada a se manifestar nas duas audiências públicas que serão realizadas em São Luiz – MA e Salinópolis – PA. Nesta etapa, será apresentada a atividade e o estudo de impacto ambiental, onde será possível o esclarecimento de dúvidas.

Ao responder questionamento sobre a compensação financeira para os municípios do entorno, Arendt informou que nessa etapa não está previsto pagamento de “royalties”, somente após a comprovação da existência de novas reservas de óleo ou gás natural e a efetiva operação dos blocos, com a devida análise da Agência Nacional do Petróleo – ANP.

Na opinião do secretário de meio ambiente de São João de Pirabas, Alan Amorim, o modelo de implantação dos grandes projetos na região não tem se apresentado como propulsores para o desenvolvimento regional, e se mostrou preocupado com os efeitos negativos que podem ocorrer com a expectativa de tal projeto, principalmente na questão ambiental.

Amorim se diz preocupado com o futuro da biodiversidade
do litoral paraense e vê projeto como ameaça iminente

Na oportunidade Amorim destacou a luta dos povos da “Maré”, característica marcante de todos os municípios do litoral paraense e maranhense, pela sobrevivência e preservação do ecossistema de manguezais, além dos esforços para a criação de unidades de conservação que assegurem o modo de vida dessas comunidades, o que segundo o secretário não tem sido levado em conta pelos grandes projetos. “não vejo com bons olhos nenhum projeto de prospecção subterrânea na região, seja petróleo, seja mineração...” – disse Amorim, ressaltando que esta é a sua opinião particular, não necessariamente a opinião do governo municipal.

Fonte: senado.leg

Sugeriu ainda que a Petrobras também faça a apresentação “in loco” do projeto, possibilitando a ida de técnicos do poder público e representantes da sociedade civil dos municípios do entorno ao complexo que envolve o projeto de perfuração dos blocos BM-BAR-3 e BM-BAR-5, denominados respectivamente de Guajaru W e Guajaru, na bacia de Barreirinhas.

Fonte: docplayer.com

Segundo o cronograma apresentado, o início dos trabalhos de perfuração dos poços estão previstos de novembro de 2020 a julho de 2021 para o Guajaru (BM-BR-5) e de abril a novembro de 2022 para o Guajaru W (BM-BR-3).

Fonte: anp.gov.br

Solicitado o Power Point da apresentação e a gravação de entrevistas para a imprensa local, os técnicos informaram que não estavam autorizados, mas que levariam a sugestão feita na reunião. A negativa fez com que Alan Amorim contestasse a política de transparência da empresa, uma vez que a população precisa de esclarecimentos acerca do tema antes da realização das audiências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.