terça-feira, 26 de março de 2013

Produtores de Pirabas recebem máquinários da SAGRI



Cerca de 200 trabalhadores rurais participaram, na tarde desta sexta-feira, 15, da entrega de um trator e de um kit de implementos agrícolas na comunidade Vila dos Miritis, no município de São João Pirabas, no nordeste do Estado. A entrega foi feita pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), que viabilizou a aquisição dos equipamentos por meio de recursos do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa), integrante do Orçamento Geral da União, e de emenda parlamentar do deputado federal Beto Faro (PT-PA).

O trator new holland foi uma das máquinas entregues pela Sagri

O kit é composto, além do trator New Holland, de última geração, de uma grade niveladora, uma grade aradora, uma concha carregadeira, uma roçadeira hidráulica, uma carroça de dois eixos, uma beneficiadora de arroz, uma sementeira adubadeira e uma debulhadora de grãos.  Os equipamentos foram entregues pelo titular da Sagri, Hildegardo Nunes, e por Beto Faro, a Cláudio Barroso e Antonio Menezes, prefeito e vice-prefeito de São João de Pirabas, respectivamente, além de todo secretariado do município, que também esteve presente à cerimônia.
O município de São João Pirabas foi criado em 1989, tem cerca de 18 mil moradores e é grande produtor de feijão caupi, farinha de mandioca e mel. A entrega foi antecedida de um curso de operação de máquinas agrícolas ministrado por técnicos da Sagri e da empresa fabricante do trator, que teve partes teórica e prática, duração dez dias e a presença de oito alunos, agricultores familiares rurais. Pela parte prática, quatro áreas de plantação, com 1,5 hectares cada ficaram prontos para receber sementes de feijão caupi, mandioca e milho.




O maquinário entregue, num primeiro momento, ficará sob a tutela da Associação Agro Pesqueira da Vila dos Miritis, fundada em 1989. Depois, obedecendo a um planejamento previsto no documento de cessão dos equipamentos, irá beneficiar as comunidades de Boitento, Nazaré, Jararaca, Carachió e Patauá, e outras que solicitarem os serviços que são coordenados pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) de São João de Pirabas.
Benefícios - Os agricultores José Ferreira de Limas, 66 anos, e Raimundo Damasceno, de 67 anos, ambos membros da associação, concordam que os equipamentos serão de grande utilidade na comunidade de Vila dos Miritis. “Antes nós queríamos trabalhar, mas não tínhamos como. Agora com esses equipamentos teremos mais espaço para trabalhar e estamos unidos para que isso aconteça. Nós sempre tivemos a mão de obra, mas não tínhamos como fazer nosso trabalho”, disse José Ferreira.
O secretário Hildegardo Nunes disse que São João de Pirabas é o primeiro município paraense a receber esse tipo de trator com tecnologia de última geração. “Esse equipamento já é comum na agricultura industrial, aquela de grandes áreas de cultivo, mas agora estamos apostando que ele vai beneficiar a agricultura familiar, que é de onde vem o alimento que consumimos”, afirmou o secretário. “Na maioria das vezes, encontramos o alimento pronto para consumo nos supermercados e nem lembramos que por trás disso está o suor do trabalho dos agricultores no campo”, completou.
O prefeito Cláudio Barroso disse que o empenho de sua gestão é com o povo e que tem a meta de valorização dos trabalhadores rurais. “É claro para nós que precisamos fazer mais. Temos compromisso com a sociedade civil organizada e temos certeza que os equipamentos entregues serão muito bem utilizados e vão ajudar a alavancar, ainda mais, a agricultura do município”, opinou o prefeito.   



Título - Antes da cerimônia de entrega dos equipamentos, o secretário Hildegardo Nunes recebeu, na sede da Câmara Municipal de São João de Pirabas, o título de “Cidadão Pirabense”. A homenagem, uma proposição da vereadora Aranildes da Costa (PT), foi aprovada por unanimidade. O secretário agradeceu o título, lembrando que a família dele e ele próprio têm uma ligação muito forte com São João de Pirabas, onde, até hoje, residem familiares. O centro comunitário da cidade também faz uma homenagem ao avô materno dele, Abel Figueiredo. “Reconheço o esforço da administração de São João de Pirabas em fazer com que as coisas por aqui sejam acertadas”, disse o secretário.



Hildegardo aproveitou a homenagem para informar que a cidade de Pirabas será a sede de um grande encontro agropecuário que irá reunir todos os municípios da região nordeste do Estado. O encontro está previsto para ocorrer em junho deste ano, e, a cada ano, será promovido em um novo município da região. 

Texto e fotos: Dedé Mesquita - Ascom/Sagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.