quarta-feira, 13 de março de 2013

Resex Viriandeua


Legislativo Pirabense discute criação de Resex

Em Sessão ordinária, realizada na manhã de sexta (08/03), a Câmara Municipal de Vereadores de São João de Pirabas recebeu autoridades políticas municipais e estaduais, representantes de órgãos ambientais e lideranças dos quatro municípios envolvidos na criação da reserva extrativista marinha “Viriandeua”. Em pauta, a discussão sobre todos os aspectos que envolvem a criação daquela que, se aprovada, será uma das maiores Resex’s do país.
Segundo Alan Amorim, secretário municipal de meio ambiente de São João de Pirabas, a reunião é o instrumento para que não só o legislativo, mas todos os segmentos da sociedade ali representados conheçam e participem das decisões que irão causar algumas mudanças nas áreas de abrangência da unidade de conservação. “Precisamos garantir a transparência das ações e, principalmente, ouvir as populações tradicionais que historicamente contribuíram para o desenvolvimento dessa região”. Ainda segundo informações de Amorim, a Resex tem como objetivo assegurar o modo de vida de milhares de famílias que há séculos sobrevivem da exploração dos recursos naturais em atividades como a pesca e a coleta do caranguejo, além de outros frutos do mar.
Para o deputado estadual Airton Faleiro (PT), a criação de mais uma unidade de reserva marinha no litoral do nordeste paraense é o meio mais fácil de aproximar essa população das políticas públicas. “Com a criação da resex, muitas coisas que levariam anos para acontecer serão antecipadas como prioridades dentro dos programas de governo destinados a esses brasileiros, que terão como contrapartida, garantir o uso sustentável dos recursos existentes na área” – disse o petista.
Compartilhando da mesma opinião, o também deputado estadual Edimilsom Rodrigues (Psol) demostrou o seu apoio à criação da Resex não só como político, mas principalmente como cientista. “Criar uma reserva é a forma de o estado proteger oficialmente tudo aquilo que já vem sendo feito por várias gerações de amazônidas. É inaceitável que os conhecimentos tradicionais dessas populações sejam usados por grandes empresas bioquímicas internacionais, retornando como produtos de elevado custo, sendo que a essência dos mesmos pode ser encontrada em nossos quintais e na sabedoria popular – Argumentou o ex prefeito de Belém.  
Os representantes da ALEPA se comprometeram em agendar uma sessão especial para discutir a criação da reserva, inclusive com a possibilidade de ter a presença da ministra do meio ambiente, Isabel Teixeira.
Além da Câmara Municipal de Pirabas, o parlamento dos municípios de Salinópolis, Primavera e Quatipuru também articulam suas sessões para discutir a criação da reserva marinha. Tanto o poder legislativo quanto o executivo dos municípios envolvidos assinalam positivamente para a criação da unidade.
Além dos vereadores anfitriões e dos representantes da assembleia legislativa, a sessão presidida pelo vereador Tadeu Roza contou com a presença do prefeito Cláudio Barroso, dos vereadores Rocha Neto (PT) e Emersom Louro (PDT) de Salinópolis e dos secretários municipais de meio ambiente dos municípios de Quatipuru, Primavera e Salinópolis; representantes do ICMbio e SPU também estiveram presentes.

Cidadãos Pirabenses

Na sessão que discutiu a criação da Resex Viriandeua, nome defendido pelo secretário Alan Amorim, que na língua tupí, significa lugar de passáros, os deputados Edimilson Rodrigues e Airton Faleiro receberam o título de Cidadãos Pirabenses". 


Dep. Edimilson Rodrigues com o Augusto (Primavera), prefeito
Cláudio Barroso e pres. da câmara Tadeu Freitas

A vereadora Luciana Queiroz entregou o título ao deputado
petista Airton Faleiro: Foto Isac Muriah


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.